Professora do Centro Cultural Cândido-Fumec apresenta trabalho no Encontro Nacional de Educadores, em Paulínia, e no Fórum Mundial de Educação, em Porto Alegre

07/07/2004

No dia 08 de julho , Marinalva Imaculada Cuzin, professora efetiva do Centro Cultural Cândido-Fumec e doutoranda em psicologia genética pela faculdade de Educação da Unicamp fará a apresentação da tese "Inclusão sócio-educativa através de dinâmicas psicodramáticas", no Encontro Nacional de Educadores de Paulínia, a partir das 8:30h. O mesmo trabalho também será apresentado no Forum Mundial de Educação, em Porto Alegre, no dia 30 de julho.

Segundo Marinalva, os educadores devem repensar o papel da educação na sociedade. "Não se pode pensar o trabalho da educação desvinculado das demais áreas sociais, principalmente a área da saúde. Na saúde mental, por exemplo, a educação lida com o cotidiano de todos os envolvidos no processo de tratamento, como os usuários, os familiares, os profissionais e a comunidade.  Educar o público da saúde mental envolve criatividade, sensibilidade, afetividade, sobretudo uma revisão de valores e das relações interpessoais", explica. Ela conta que os professores envolvidos nessa área não se limitam à lousa, ao giz, aos cadernos ou aos lápis, mas se pautam, também , pelas dinâmicas de grupo fundamentadas no psicodrama pedagógico. Isso possibilita o envolvimento dos alunos por meio de caminhos intermediários como a música, a pintura, o teatro, os contos de fadas, rodas de conversa onde se trabalham questões como regras e valores, entre outras. "No cotidiano das salas de aula, com os usuários de saúde mental, o educador muito mais aprende do que ensina", sintetiza a professora.

Casa-Escola

O Projeto Casa-Escola, do Centro Cultural Cândido-Fumec, é um formador para o desenvolvimento do aprendizado do respeito aos  direitos de aprender e conviver, num contexto parecido com a escola. O objetivo é oferecer o direito à alfabetização, convivência social e cultura, não só aos usuários de saúde mental como a toda comunidade local. No campo da educação formal o Casa-Escola atende 160 alunos, distribuídos em 13 salas de aula no Centro Cultural Cândido-Fumec, Caps Toninho e Caps Estação. No campo do lazer, o Casa-Escola oferece diversas oficinas, artesanato, capoeira, dança do ventre, ginástica harmônica, entre outras atividades.

O Centro Cultural Cândido-Fumec, que viabiliza o projeto, é resultado da parceria entre o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e a Secretaria Municipal de Educação, através da Fundação Municipal de Ensino Comunitário (Fumec).