Samu prepara esquema para o Dérbi de sábado

07/07/2004

Talita El Kadri

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) de Campinas já preparou um esquema de suporte avançado para o Derbi, clássico de futebol entre os times principais da cidade, Guarani e Ponte Preta, neste sábado, dia 10 de julho, às 15h30. O serviço vai montar, no próprio estádio, um ambulatório com médico, quatro profissionais de enfermagem e uma viatura de suporte avançado.

O jogo válido pelo Campeonato Brasileiro acontece no Estádio Moisés Lucarelli e reúne as duas torcidas de maior rivalidade do interior do estado. Além dos riscos de incidentes que existem em eventos desta proporção, o Samu também atende, neste caso, vítimas de desidratação, problemas cardíacos devido a alteração emocional dos torcedores e outros.

Segundo o médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do Samu/Campinas, por este motivo, é muito importante que exista um aparato médico preventivo no local. "Fazemos esta operação para, em eventuais problemas, prestar atendimento médico imediato e, assim, reduzir riscos de mortes e seqüelas", diz.

Hansen afirma que em jogos de futebol existe uma concentração enorme de pessoas e dificuldade de acesso. "Por isso é preciso que criemos condição, no próprio estádio, de cuidar e dar assistência aos torcedores. Isso torna o atendimento mais ágil e qualificado", diz Hansen.

O Samu/192 é um serviço 24 horas que presta atendimento gratuito a qualquer pessoa que necessite de orientação e/ou avaliação em casos de urgência. O serviço foi implantado na cidade em 1996 e, atualmente, recebe em média 4,5 mil solicitações/mês.

Para acionar o Samu basta que o usuário disque para o número 192. A pessoa deve ter calma e informar à telefonista seu nome, a relação que tem com a vítima, o nome do paciente, endereço, bairro, ponto de referência para o atendimento e telefone.

Depois de passar pela telefonista, o usuário é atendido pelo médico regulador, que solicita informações sobre o paciente. A partir destas informações é que é liberada a viatura mais adequada para o atendimento. A pessoa pode ser atendida no local e ser liberada se apresentar melhora ou, dependendo da gravidade do caso, ser encaminhada a um Pronto-Socorro.

Volta ao índice de notícias