Campinas homenageia bebês nascidos no aniversário de 230 anos da cidade

13/07/2004

Talita El Kadri

O primeiro bebê que nascer em Campinas no dia 14 de julho de 2004, aniversário de 230 anos da cidade, vai receber um presente especial. A Prefeitura, representada pela Secretaria Municipal de Saúde, e os parceiros - maternidades e operadoras de saúde -, prepararam uma cesta com itens comemorativos dos 230 anos e produtos para recém-nascidos.

O homenageado vai receber o presente, às 7h30 desta quarta-feira, das mãos da prefeita Izalene Tiene, da Secretária de Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, e da coordenadora municipal da Saúde da Mulher, Verônica Gomes Alencar.

"Este gesto marca o aniversário de Campinas e é uma mensagem de otimismo", diz Verônica Alencar. Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, ao homenagear estas crianças, a administração reforça o vínculo do governo com a população. Além da homenagem pessoal ao primeiro bebê, todas as crianças nascidas nesta data, das 0h às 23h59, vão receber na quinta-feira, dia 15, o presente.

A cesta é composta por uma fita de vídeo com a história dos 230 anos de Campinas, uma placa de acrílico comemorativa e um cartão parabenizando o bebê, como também macacão, fraldas, termômetro, toalha, manta, chocalho, mordedor, bichinhos de borracha, pote para comida, copinho, camiseta, esparadrapo micropore, bolinhas de algodão, absorvente de seio, cotonete, lenços umedecidos e sabonete.

"A idéia, além de comemorar a data do aniversário da cidade, é, simbolicamente, mostrar que Campinas está acolhendo com carinho mais um cidadão", afirma Verônica. De acordo com a coordenadora municipal da Saúde da Mulher, para compor o presente foram chamados todas as operadoras de seguro saúde e maternidades públicas e privadas da cidade. "Todas acolheram a idéia e o projeto foi construído coletivamente", diz.

Os colaboradores foram a Maternidade de Campinas e as maternidades do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e do Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas), que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também participaram as operadoras de saúde Master Saúde, Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, Casa da Saúde de Campinas, Hospital Vera Cruz, plano de saúde Sabin, Santa Tereza, Sabe Total, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi e o sistema de assistência à saúde Coopus.

Todas as crianças nascidas na cidade neste dia 14 vão receber o presente, sejam atendidas pela rede pública ou privada. "É uma forma de mostrar que o SUS Campinas é de toda gente, acolhe todos os cidadãos independentemente da condição social".