Primeiro bebê nascido no dia 14 recebe boas vindas e ganha cesta com itens básicos para recém-nascido

14/07/2004

Denize Assis

Marcelo Passos Stormosk, primeiro bebê nascido em Campinas hoje, 14 de julho, data em que a cidade comemora 230 anos, recebeu da Prefeitura uma cesta com todos os itens básicos necessários para um recém-nascido. A mãe da criança, Vera Lúcia dos Passos Silva, recebeu o presente às 7h30, na Maternidade de Campinas, das mãos da prefeita Izalene Tiene.

A chefe do Executivo Municipal estava acompanhada da médica sanitarista Maria do Carmo Cabral Carpintéro, secretária municipal de Saúde, da médica sanitarista Verônica Gomes Alencar, coordenadora municipal da Saúde da Mulher, do médico patologista João Plutarco Rodrigues Lima, chefe do Departamento de Patologia do hospital, além de outros representantes da Maternidade.

"Foi uma surpresa maravilhosa. Quero contar para meu filho, quando ele puder entender, sobre este acontecimento", disse Vera Lúcia. Ela, que é natural de Piauí, contou que mora em Campinas há seis anos. "Já morei em outras cidades mas Campinas me acolheu muito bem. É uma cidade aconchegante e o melhor lugar para trabalhar". Vera trabalha como balconista.

Ela afirmou ainda que pretende continuar em Campinas por muito anos. "Meu sonho é que meu filho cresça com saúde, estude, faça uma faculdade e tenha uma profissão. Tudo aqui", disse exibindo orgulhosa o filho Marcelo, nascido à 0h01, com 3,72 quilos e 48,5 centímetros. Marcelo foi para o quarto com a mãe assim que nasceu, procedimento moderno adotado pela Maternidade de Campinas e pelas outras maternidades da cidade que mantêm convênio com a Prefeitura.

Vera Lúcia fez o pré-natal no Centro de Saúde do Taquaral, próximo à sua casa. Sua maternidade de referência, por ficar próxima a onde mora, é a Maternidade de Campinas. O acompanhamento da gravidez, todos os exames, consultas e o parto foram feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A balconista também foi conscientizada sobre a importância do aleitamento materno, durante o pré-natal e no próprio hospital que mantém, em parceria com a Prefeitura, o Centro de Lactação Municipal - Banco de Leite Humano de Campinas. "A equipe de saúde nos ensina a ter persistência, porque quanto mais o nenê sugar, mais leite vou produzir". Marcelo é o segundo filho de Vera e Luiz Stormosk, que já são pais de Júlia, de três anos.

A médica que deu assistência a Vera no momento do parto é a ginecologista-obstetra Chryssi Norder. "Fiquei bem feliz de ter feito parte deste momento, principalmente porque eu também nasci em Campinas", disse Chryssi. A ginecologista recebeu apoio da médica assistente Paula Fernanda, da médica anestesista Farnanda Lanza, da técnica de enfermagem Maria Goretti Nascimento. A recepcionista que fez a internação de Vera Lúcia é Thais Felix Franqui.

Além do bebê de Vera, todos os outros bebês nascidos em Campinas neste dia 14 vão receber a cesta com o kit básico para recém-nascidos. Para compor o presente, a Prefeitura contou com a parceria das operadoras de seguro saúde e maternidades públicas e privadas da cidade.

Os colaboradores foram a Maternidade de Campinas e as maternidades do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) e do Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (Puc-Campinas), que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também participaram as operadoras de saúde Master Saúde, Real Sociedade Portuguesa de Beneficência, Casa da Saúde de Campinas, Hospital Vera Cruz, plano de saúde Sabin, Santa Tereza, Sabe Total, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi e o sistema de assistência à saúde Coopus.