Agentes de saúde removem 3,5 mil quilos de potenciais criadouros de mosquito no São Marcos

15/07/2004

Agentes comunitários do Centro de Saúde (CS) Santa Mônica, junto com a equipe da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, removeram nesta quarta-feira, 14 de julho, 3,5 mil quilos de materiais que serviriam como possíveis criadouros do Aedes aegypti no Jardim São Marcos. O foco das atividades foram 11 quarteirões da área mais conhecida pelos moradores como campinho da Sanasa. Os agentes de saúde aproveitaram a ocasião para fazer orientações básicas de promoção à saúde e levar medicamento a pacientes tuberculosos.

A ação no São Marcos foi a sexta e última etapa da Operação Inverno de combate ao mosquito da dengue, que há um mês e meio, todas as quartas-feiras, percorre bairros da região Norte de Campinas. De acordo com a Visa/Norte, o objetivo é combater o mosquito no inverno e, assim, prevenir eventuais surtos da doença no verão. O balanço com o resultado total das atividades sai na semana que vem.

Segundo Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa/Norte, o trabalho dos agentes comunitários de saúde é fundamental para o sucesso da ação. "Estes profissionais é que identificam, nas suas atividades diárias em campo, os locais onde o trabalho precisa ser desenvolvido e planejam a ação. Os agentes de saúde ainda têm participação efetiva nas atividades práticas", afirma o supervisor - que completa – "Eles também conhecem a população da área onde atuam, o que ajuda muito no trabalho".

A Operação Inverno já aconteceu na Vila Francisca (CS Anchieta), Parque Cidade (CS São Marcos), Vila Proost de Sousa (CS Aurélia), Alto da Cidade Universitária (CS Barão Geraldo) e no Real Parque (CS Barão Geraldo).

Nos demais bairros região as equipes fazem, por meio dos agentes de saúde, orientações para a população sobre a importância e os meios mais adequados para combater diariamente o mosquito transmissor da dengue.

A dengue é uma doença causada por um vírus, transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegytpti. Os sintomas são febre, fraqueza, dor no corpo e na cabeça. Manchas avermelhadas podem surgir pelo corpo. Ao apresentar algum desses sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde próximo a sua casa. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue, dos quais apenas seis são autóctones ou seja referem-se a pessoas que foram infectadas em Campinas. O restante das ocorrências são de pacientes que contraíram a doença em outros municípios.

Volta ao índice de notícias