Paciente promove festa para agradecer equipe do Pronto-Socorro São José

15/07/2004

Denize Assis

A equipe da unidade de urgência não-hospitalar do São José, conhecida pela população como Pronto-Socorro (PS) São José, foi surpreendida na tarde desta quinta-feira, 15 de julho, com uma grande festa com salgados, refrigerantes, bolo confeitado com uma mensagem de agradecimento e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A homenagem foi prestada pelo pedreiro Geraldo Martins Vieira, de 64 anos, para agradecer o atendimento feito pelos profissionais da unidade em agosto de 2003. Geraldo teve uma pancreatite e recebeu os primeiros cuidados na unidade. "Senti muita dor, achei que fosse morrer. Meu filho me trouxe aqui, onde fui muito bem tratado e cuidado. Na época, prometi para Nossa Senhora, de quem sou muito devoto, que iria agradecer a todos que ajudaram a salvar minha vida", contou Geraldo.

O pedreiro é casado, tem 5 filhos e 13 netos, e mora no Parque Bandeira 2, na Região Sul de Campinas. Ele conta que agora recebe acompanhamento no Centro de Saúde São José, que fica próximo à sua casa. No local, ele é atendido por uma equipe do Paidéia – Saúde da Família, faz os exames necessários e recebe medicamentos. "Sempre fui atendido pelos serviços da Prefeitura e só tenho a agradecer", disse.

O enfermeiro Edílson Marcos Vicentim, coordenador do PS São José, disse que esta foi a primeira vez que a equipe recebeu elogios e homenagem desta maneira. "Recebemos muitas mensagens de agradecimento por meio do telefone 156, mas esta é a primeira vez que isto acontece com festa na própria unidade", afirmou. Segundo Vicentim, este é um reconhecimento do trabalho de toda equipe e um incentivo importante.

O enfermeiro Edy Oliveira, que integra a equipe do São José, participou da homenagem e disse que é muito gratificante saber que o trabalho é reconhecido pela população. "Nos dá força. É bom ver as pessoas agradecidas", afirmou. Oliveira disse que, na rotina do trabalho com a saúde é muito mais comum ouvir reclamações do que elogios. "Lidamos com momentos de dor, de sofrimento, quando as pessoas estão fragilizadas e muito mais propensas a se queixar", disse.

Para Jesuíno Ribeiro dos Santos, que integra o Conselho Local de Saúde do São José, a atitude de Geraldo é um reconhecimento pela qualidade do serviço. "É muito importante. O reconhecimento da comunidade ajuda a construi o serviço público de qualidade".

A unidade de urgência não-hospitalar do São José fica na rua Bertoldo Fernando de Castro, s/n, ao lado da Escola Estadual Terezina da Fonseca Pares, no Jardim das Bandeiras 2, e funciona 24 horas. É referência para os cidadãos de Campinas que moram na Região Sul, que abrange bairros como o Jardim São Domingos, São José, Carvalho de Moura e Itatinga.

A unidade presta cerca de 9 mil atendimentos por mês e funciona como retaguarda para os equipamentos de saúde instalados naquela região. Atende a casos considerados graves como vítimas de acidentes de automóvel e atropelamentos, ou pessoas com traumas e fraturas, entre outros. Também acolhe pacientes com casos menos graves quando os Centros de Saúde ou Módulos Paidéia de Saúde da Família estão fechados, como ocorre nos finais de semana e durante feriados. Os telefones da unidade são 3267-6400 e 3267-6005.