Festas Julinas promovem integração na Região Sul

16/07/2004

Talita El Kadri

Pacientes e trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos, na região Sul de Campinas, cuidaram nesta sexta-feira, 16 de julho, dos últimos preparativos para a tradicional festa julina que acontece neste sábado, dia 17, às 14h, na rua José Soriano de Souza Filho, em frente ao Caps (n°695). O objetivo é promover a integração do serviço com a população.

A festa foi viabilizada por meio da parceria com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira, Distrito de Saúde Sul e Secretaria Municipal de Saúde. O Caps solicitou ainda o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

"Nosso arraial é uma ponte de comunicação com a comunidade. Recebemos nossos vizinhos, usuários e familiares, grupos da região e o convidado especial da festa é o Centro de Saúde (CS) Santa Odila", diz Regina Tavares, terapeuta ocupacional do Caps. Segundo ela, a festa faz parte do processo de reabilitação dos usuários possibilitando a reinserção social.

O planejamento da festa ficou por conta do Grupo de Eventos e Talentos do Caps, formado por usuários e supervisionada pela equipe de referência. Os outros grupos do Caps, de esportes, mulheres, culinária e dos trabalhadores, cuidam da organização do evento.

Este é o terceiro ano que o Centro promove a festa. "Quando começa o ano os moradores da área nos perguntam quando será nosso arraial – Regina explica ainda que mesmo quem não pode pagar pelos quitutes pode fazer parte da festa e por isso o sucesso é tão grande – queremos que todos aproveitem: damos pipoca, quentão e vinho quente, sem álcool".

A festa caipira vai ser completa, com programação que terá um trio musical, com sanfona, triângulo e zabumba, teatro, barracas de comidas e artesanato. Segundo a organização do envento, a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) desenvolveu um trabalho com os usuários do Caps explicando sobre a tradição das festas juninas.

O Caps Antônio da Costa Santos é referência para moradores da região Sul de Campinas. O serviço funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h, e também disponibiliza leito 24h para pacientes que já utilizam o serviço e estão em crise.

CS Orozimbo Maia. A festa caipira do CS Orozimbo Maia (região Sul) começa a partir das 14h, também nesse sábado, dia 17, na praça da rua Durval Faria Sobrinho, próximo à rua Praia da Urca. O tema da festa é "Reciclagem de Lixo e Meio Ambiente".

O arraial, que está sendo planejado há um mês para unir com sucesso a tradição da roça com a conscientização da comunidade em relação a saúde, vai ter uma palestra, às 16h, do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) sobre o tema. A agente comunitária de saúde do CS, Lourdes Chenfer, que participa da organização, explica que a data da festa foi escolhida para que recebesse o maior número de visitantes possível, devido à importância desse trabalho.

"Nossa região tem muitas favelas e córregos, por isso aproveitamos o momento para apresentar para a população os recursos disponíveis na rede pública municipal de saúde", afirma Regina. Ela conta que todas as barracas vão ter cartazes explicativos sobre água, lixo e meio ambiente.

Os grupos da comunidade são responsáveis pelas barracas de comes e bebes, brincadeiras artesanato e até brechó, e uma porcentagem da renda vai ser revertida para o CS. A festa conta ainda com um carro de som, uma dupla de cantores revelada no concurso de Jovens Talentos do Banco do Brasil e a quadrilha formada pelos trabalhadores e do CS e pessoas da comunidade, às 18h.

O CS Orozimbo Maia funciona de segunda à sexta, das 7h às 21h. O serviço, que atende 300 usuários por dia, é referência para 26 mil pessoas de 8 bairros da região Sul.