Vigilância intensifica ações para controle de pragas durante as férias

21/07/2004

Talita El Kadri

A Vigilância em Saúde (Sul) visitou nesta quarta-feira, dia 21 de julho, a Estação Cultura e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Francisco Xavier Sigrist, no Jardim Fernanda, para fazer um diagnóstico sobre eventuais infestações de pragas. A ação é parte do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde em escolas e outros equipamentos públicos da Região Sul de Campinas e que foi intensificado neste período de férias. O objetivo é o controle e prevenção de pragas urbanas - baratas, cupins, formigas e ratos. O trabalho tem apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Além de ações para o extermínio, para garantir a eficácia do controle destas pragas, a equipe desenvolve ações educativas para conscientizar as pessoas sobre as atitudes que devem ser adotadas para evitar infestações. As medidas esclarecem sobre a relação do homem com o ambiente e suas conseqüências e informam sobre as condições propícias para proliferação das pragas como acesso facilitado e disponibilidade de abrigo, alimento e água.

"Mudança de hábitos como não deixar pacotes de bolachas abertos e copinhos usados de café um dia inteiro dentro dos ambientes podem ser suficientes para o controle e prevenção de casos simples de infestações", diz o técnico agropecuário Roni Peterson Lázaro, da Visa Sul.

Segundo Roni, durante o trabalho, é feito o diagnóstico do caso e desencadeadas ações para prevenir outras infestações. "Visitamos o local, a pedido das instituições, e fazemos a avaliação das providências que devem ser tomadas. Em seguida, as ações são planejadas e a equipe orienta os responsáveis no local. Em casos de infestações graves, o CCZ é chamado para aplicação de veneno", diz.

A bióloga do Distrito de Saúde Sul, Heloísa Girardi Malavasi, afirma que existe a falsa idéia de que a aplicação de veneno resolve qualquer infestação de pragas. "Antes de aplicar o veneno, é necessário fazer uma avaliação detalhada e correta da situação e - explica o que acontece no caso de infestação de roedores - muitas vezes essa atitude não resolve o problema ou pode ter efeito contrário e por isso deve ser elencada como última alternativa".

A equipe promove o trabalho durante o ano todo, normalmente, um vez por semana. De acordo com a Vigilância em Saúde do Distrito Sul, a demanda por esse serviço aumenta no período de férias escolares devido às escolas e instituições estarem vazias, ocasião em que o trabalho fica facilitado.

A próxima visita acontece na segunda-feira, dia 26, na Favela Vitória, área do Centro de Saúde (CS) Vila Ipê. A equipe vai promover uma reunião com a comunidade, com o CCZ e com o Núcleo de Saúde Coletiva do CS para avaliar a infestação de ratos no local e desencadear as providências.

Volta ao índice de notícias