Curso ensina usuários de centros de saúde a se alimentar bem e com baixo custo

23/07/2004

Talita El Kadri

Pessoas da comunidade atendida pelos Centros de Saúde (CSs) Valença e Floresta, na Região Noroeste de Campinas, reuniram-se nesta quinta-feira, 22 de julho, para a segunda aula do projeto Alimente-se bem com R$ 1. Os alunos são mães de crianças desnutridas, cidadãos da terceira idade e integrantes do Banco de Alimentos do Centro Recreativo da Idade Feliz da abrangência do Campo Grande, Crê Vida.

As aulas ocorrem todas as quintas-feiras desde o último dia 15 de julho, às 8h ou às 10h30, e foram viabilizadas por meio de uma parceria do Crê Vida com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com apoio dos CSs Valença e Floresta, do Supermercado Covabra e do Supermercado Munhoz Siqueira. O curso acontece em dois horários até o dia 5 de agosto devido ao grande número de inscritos, segundo informou a auxiliar de enfermagem do CS Valença e apoiadora do Crê Vida, Andreza Cristina Macelari.

"A idéia de promover as aulas surgiu nas reuniões do Crê Vida e da necessidade da população carente da região. O custo para os participantes é zero", diz Andreza. O curso acontece na cozinha do Crê Vida, espaço cedido pelo Supermercado Munhoz Siqueira, na rua Vicente Coelho e Silva, s/n, no Jardim Maracanã.

A auxiliar de enfermagem do CS Floresta, Elaine da Silva Moreira, acrescenta que no CS Floresta, pessoas recebem doações de alimentos da Centrais de Abastecimento de Campinas S/A (CEASA) e estavam buscando por maneiras de aproveitar melhor esses alimentos. "Os beneficiados queriam dicas para fazer bom uso de tudo que ganhavam, unimos forças com outros interessados e juntos promovemos o curso". De acordo com Elaine, os alimentos utilizados nas aulas são fornecidos pelo Supermercado Covabra, da região.

Além de aproveitarem todo o alimento, como talos, cascas e folhas, os alunos utilizam o que aprenderam para geração de renda. "Quando tem festa ou baile ganhamos um dinheirinho vendendo sucos e vitaminas. O curso oferece receitas novas e de sucesso", diz a auxiliar de enfermagem do CS Valença, Andreza.

Os alunos já aprenderam que podem melhorar a saúde de toda família com alimentação balanceada a baixo custo e com soluções simples. "Nas aulas, aprendemos como deve ser uma boa alimentação e quais alimentos mais precisamos. Não jogo mais nada fora e na hora de fazer compras fico atenta para o que vou usar por inteiro e não desperdiço mais", diz Zilda Rosa Pinto, componente da diretoria do Crê Vida.

Durante o curso, os alunos são orientados a dar atenção à saúde variando o cardápio do dia-a-dia. "A nutricionista ensina aos participantes como preparar refeições saborosas e ricas em nutrientes. Não existe melhor maneira de aprender, assim todos economizam, se alimentam com qualidade e garantem a saúde", afirma a auxiliar de enfermagem do CS Floresta, Elaine.

Crê Vida. O centro de referência ao idoso da região Noroeste comemora dois anos no próximo dia 24. O grupo promove diversas atividade para os usuários e tem o apoio das Secretarias de Saúde, Cultura Esporte e Turismo, Assistência Social e outras.

Banco de Alimentos. O Banco de Alimentos do grupo Crê Vida funciona às sextas-feiras e oferece cestas básicas para a comunidade. Os alimentos são arrecadados no comércio da região e são distribuídos entre os cadastrados.

Os beneficiados são aqueles que necessitam de alimentação especial ou com baixa renda. De acordo com a auxiliar de enfermagem do CS Valença, Andreza, desta maneira o Banco de Alimentos auxilia e reforça a boa saúde dos moradores da região.

Receita ensinada no curso

Suco da Horta

1 maço de couve
Poupa de 2 maracujás
Suco de 1/2 limão
1 litro de água
1 xícara de açúcar

Preparo: Bata todos os ingredientes do liquidificador. Coe antes de servir.
Indicação:
Essa receita é rica em ferro, bom para quem tem anemia.

Volta ao índice de notícias