Visa Leste atua em blitz para garantir segurança e qualidade dos alimentos

23/07/2004

Denize Assis

Equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Leste têm trabalhado, desde 15 de julho, em parceria com a Ouvidoria da Prefeitura e com outras secretarias municipais envolvidas no projeto Revitalização do Cambuí para garantir a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos e comercializados em bares e restaurantes. As ações conjuntas ocorrem durante blitzes noturnas no bairro, que concentra o maior número de estabelecimentos deste tipo na cidade.

A atuação da Visa consiste em verificar se o bar ou restaurante possui cadastro na Secretaria de Saúde, condições do ambiente e do processo de trabalho, procedência e boas práticas de manipulação e conservação dos alimentos. "É um trabalho de orientação, de educação em saúde. Se necessário, autuamos para correção de problemas", diz Márcia Micucci Beltramelli, da Vigilância em Saúde de Campinas.

A tecnóloga em saneamento Janete do Prado Alves Navarro, coordenadora da Visa Leste, afirma que os estabelecimentos submetidos às blitzes têm sido bastante receptivos. Alguns, segundo ela, solicitam capacitação ou mais informações a respeito da manipulação de alimentos.

"Temos nos colocado à disposição para formalizar um projeto de capacitação em segurança alimentar com este público. É diretriz da política de qualidade alimentar da Secretaria de Saúde atuar no sentido educativo. Este é o tipo trabalho mais eficiente para garantir a segurança dos produtos alimentícios", diz Janete.

A coordenadora afirma que faz parte da cultura brasileira consumir comida na rua e faz algumas recomendações à população ao comer fora de casa. Uma delas é que, em caso dúvida, a pessoa solicite uma visita à cozinha e peça informações sobre como e de que é feito o alimento. "Também é importante relacionar as ocorrências de diarréia com a refeição feita fora de casa. Na maioria das vezes os dois fatos estão relacionados. Neste caso, a orientação é procurar a Vigilância em Saúde ou o Centro de Saúde e relatar o ocorrido".