Campinas confirma mais nove casos de dengue, seis no São Domingos

04/07/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta segunda-feira, dia 4 de julho, que foram confirmados mais nove casos de dengue no município, seis deles nos bairros Jardim Fernanda e Jardim Campo Belo 2, na área do Centro de Saúde (CS) São Domingos (Região Sul), onde estão concentradas 65 das 99 ocorrências da doença na cidade este ano. Outros dois casos são do Jardim Rosália (Região Norte) e um é de Sousas (Região Leste).

Somente o caso de Sousas é importado. Os outros são autóctones – com transmissão no próprio município. Segundo a Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas, os pacientes já estão em acompanhamento desde o momento da notificação da suspeita e passam bem.

Para o controle da doença, a Prefeitura tem mantido equipes de saúde diariamente em campo. Na área do São Domingos, a partir de hoje, está sendo deflagrada uma nova megaoperação com desinsetização, remoção de criadouros, limpeza e telagem de reservatórios de água, aplicação de larvicida biológico nos reservatórios, busca de suspeitos, controle de pontos de risco - borracharias e ferros-velhos – e ações educativas.

Os trabalhos são realizados por uma equipe composta de 24 servidores da saúde, entre agentes comunitários de saúde, técnicos e supervisores de controle ambiental, e contam com a parceria da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen), da Sanasa e das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A médica veterinária Andréa Von Zuben, coordenadora da Visa Sul, informa que as ações de controle da dengue na abrangência do CS São Domingos, com enfoque no Jardim Campo Belo 2 e no Jardim Fernanda, são ininterruptas. "O local apresenta uma infestação importante do mosquito da dengue e tem um histórico epidemiológico de mais de 500 casos em 2002, quando também foram confirmados 10 da forma hemorrágica. Não houve óbitos", diz.

De acordo com Andréa, por conta da ocorrência repetida de dengue no local, aumenta a probabilidade de casos graves. Por isso, há necessidade de diagnóstico precoce das pessoas com sintomas e acompanhamento criterioso dos casos. "A estratégia de reforço nas ações de controle será mantida no local até a interrupção da transmissão", afirma.

Os sintomas da dengue são febre com um ou mais sinal como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, nas articulações, dor abdominal e, nos casos mais graves, podem surgir hipotensão, manchas na pele e sangramentos.

Mais informações:

Denize Assis