Arraial da Integração da Região Norte acontece neste sábado, 9

08/07/2005

Acontece neste sábado, 9 de julho, a partir das 10h, o tradicional Arraial da Integração da Região Norte, promovido em conjunto pelas Secretarias Municipais de Saúde, de Educação, de Cultura, Esportes e Turismo, e por entidades que representam a comunidade da área de abrangência do Centro de Saúde Aurélia, como as paróquias Santa Catarina, São Bento e igreja Santa Edwirges, além Organizações Não Governametais (ONGs) locais.

O evento, que está na sua terceira edição, é aberto à comunidade e acontece na praça de esportes José Gentil F. de Campos, na Vila Proost Sousa, em frente ao prédio do Centro de Saúde que está em reforma, na rua Licínia Teixeira de Sousa, 331.

A festa vai contar com as tradicionais barracas julinas, montadas pelas entidades que representam a comunidade. A renda será revertida para as respectivas instituições. Além das comidas e bebidas típicas, haverá brincadeiras como bingo, pescaria e balão pula-pula.

Também estão programadas muitas atrações gratuitas para usuários de todas as idades, entre as quais shows gratuitos de artistas locais durante todo dia. Às 18h, o público vai poder acompanhar a tradicional quadrilha do Grupo Ginástica é Vida, da região do Aurélia, que terá até casamento caipira. Entre os integrantes do casório estão usuários da terceira idade do Centro de Saúde e pacientes da saúde mental. As atrações terminam às 20h, com show do cantor campineiro João Nogueira.

A agente comunitária de saúde Patrícia Helena Nascimento informa que o Arraial da Integração colabora para promover a saúde dos moradores da área do Aurélia. "No programa de saúde da família de Campinas, as equipes atuam com um olhar para além da doença e buscam promover a qualidade de vida por meio de eventos que fazem a população sair de casa, se exercitar, se divertir. Estas atividades ajudam a promover a saúde", diz.

Patrícia diz ainda que a festa reforça o vínculo entre população e Centro de Saúde, além de apresentar para a comunidade os recursos disponíveis na rede pública municipal de saúde, de educação e de cultura. "O arraial mostra as portas sempre abertas do Centro de Saúde. Muitos idosos não sabem que podem participar, gratuitamente, de atividades em grupo oferecidas pela unidade, como aulas de ginástica entre outras. Com a festa, podemos também divulgar estas informações", diz a agente comunitária de saúde.

Segundo Patrícia, a festa leva o nome de Arraial da Integração porque tem como objetivo integrar a comunidade, funcionários do Centro de Saúde e de outras secretarias municipais, entidades representativas locais e grupos organizados. "Aproveitamos a oportunidade para valorizar a cultura de região, promover o trabalho intersetorial e interagir com a população", diz.

O Centro de Saúde Aurélia é referência para uma população de 49 mil pessoas de 14 bairros da Região Norte de Campinas, entre eles Bonfim, Vila Teixeira, Jardim Pacaembu, Castelo, Chapadão e Parque Beatriz. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Os telefones são 3243-5182, 3213-7822 e 3212-3020.

Denize Assis