Seminário prepara equipes para intervir na questão dos acidentes com motociclistas

15/07/2005

A Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Transportes e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com a Câmara Municipal, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e Municípios e Comunidades Potencialmente Saudáveis, promove em 27 de julho, a partir das 8h30, no Salão Vermelho do Paço Municipal, o Seminário A vida sobre duas rodas: reduzir riscos e danos.

Os objetivos do evento incluem conhecer o problema do ponto de vista da saúde pública, da mobilidade urbana e da organização do sistema produtivo; conhecer experiências de intervenção; fomentar a articulação entre a sociedade e entidades responsáveis pela intervenção no problema; indicar formas para reduzir os índices de acidentes envolvendo motociclistas, sobretudo profissionais.

O seminário também vai subsidiar a regulamentação da Lei Municipal nº 12.049 de 31 de agosto de 2004, de autoria do vereador Sérgio Benassi, que institui a notificação compulsória de acidentes com motociclistas profissionais. Segundo a comissão que organiza o seminário, a incidência desses agravos vem crescendo em Campinas e demanda a necessidade de ampliar a intervenção do poder público municipal na atenuação e controle do problema.

"O seminário é uma oportunidade para analisar os riscos e buscar propostas para intervenção no problema do uso da motocicleta como instrumento de trabalho, além de permitir uma ampla troca de experiências. O objetivo é reduzir o número de acidentes com motociclistas, principalmente entre os profissionais, que é alarmante", diz o médico sanitarista Carlos Eduardo Cantúsio Abrahão, da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Campinas.

O público é constituído por representantes do comércio e indústria, sindicatos dos trabalhadores e de empresas de transporte rápido, motociclistas em geral, órgãos públicos de atendimento, regulação e fiscalização desses serviços e usuários em geral.

Programação. O seminário tem início às 8h30, com credenciamento. Às 9h, acontece abertura com presença de gestores estaduais e municipais e representantes de entidades da sociedade civil. Após, às 9h20, haverá apresentação do painel Motociclistas profissionais: Para além dos números, por dentro do trabalho, por Eugênio Diniz, da Fundacentro de Minas Gerais.

Também estão previstas duas mesas redondas, a primeira, programada para iniciar às 10h15, com o tema Conhecendo o problema, terá como mediadora a professora Júlia Madia D´Andrea Greve, do Hospital de Clínicas (HC), da Universidade de São Paulo (USP), e contará com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do SindiMoto e do Sindicamp. Em seguida, acontece debate e intervalo para almoço.

À tarde, ocorre a mesa Experiências de Intervenção, que terá Josias Lech, ex-diretor da SPTrans como mediador, além da participação de representantes das Prefeituras de Americana e de Belo Horizonte e do Denatran. Após, acontece debate e intervalo para café. O último momento do seminário, com início previsto para as 16h15, é reservado para encaminhamentos e conclusões.

As indicações apontadas no seminário vão servir como subsídios para uma oficina de trabalho, prevista para ocorrer em agosto, onde um grupo menor de profissionais irá estabelecer ações para a redução dos números de acidentes com os motociclistas.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, pelo número (19) 3735-0286 ou pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude, na Fundacentro, pelo telefone (19) 3232-5269 ou no endereço www.fundacentro.gov.br, e na Emdec (19) 3232-1517 ou www.emdec.com.br

Denize Assis