Combate à dengue é reforçado no Rosália, com a instalação de armadilhas para capturar mosquitos

19/07/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, reforça a partir desta terça-feira, 19 de julho, as ações de combate à dengue na área do Jardim Rosália, abrangência do Centro de Saúde (CS) Anchieta, Região Norte da cidade, com a colocação de ovitrampas – armadilhas onde mosquitos depositam seus ovos. O artifício indica o local onde há circulação do mosquito Aedes a aegypti. O objetivo é delimitar focos de criadouros, o que permite direcionar melhor as ações de controle.

Este ano, em Campinas, foram registrados 103 casos de dengue, sendo que as áreas do Rosália, Região Norte, e do São Domingos, Região Sul, têm mantido a transmissão da doença com 12 e 68 casos autóctones – quando o paciente é infectado no local onde mora ou trabalha - respectivamente.

"Iniciamos hoje a escolha das residências e a conversa com os moradores para explicar como é o trabalho e qual o objetivo da ação. A programação é de instalar 40 armadilhas. Neste momento, a ovitrampa torna nosso trabalho mais eficaz", informa o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte.

Além deste recurso, a Visa Norte, em parceria com a Subprefeitura de Nova Aparecida, está recrutando moradores do Rosália para atuarem na comunidade com o objetivo de garantir o acesso das equipes às residências, já que o local tem apresentado uma pendência de 35% nas ações de combate à doença. É considerada pendência toda casa que, por estar fechada ou pela recusa do proprietário, não pode ser trabalhada.

"A idéia é mobilizar os moradores, capacitá-los e colocá-los para atuar, cada um cuidando do quarteirão onde reside, orientando para receber a equipe de saúde, inviabilizar criadouros e, no caso de pacientes com sinais da dengue, encaminhar para o Centro de Saúde", diz Nilton dos Santos Menezes, supervisor de controle ambiental da Visa Norte.

Nilton informa que, paralelamente a estas ações, as equipes prosseguem com a telagem de caixas d’água, em parceria com servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e com atividades educativas. O supervisor diz ainda que na megaoperação contra a dengue promovida no Rosália, entre quarta-feira e sexta-feira da semana passada, mais de 800 casas foram visitadas, dezenas de reservatórios d’água foram telados e pelo menos 21 pessoas com sintomas da doença foram identificadas e encaminhadas para acompanhamento.

Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça e no corpo e mal-estar geral. O tratamento é feito com medicação para amenizar estes sinais. A orientação da Secretaria de Saúde é que a pessoa não se automedique e, na ocorrência de algum destes sinais, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias