Prefeitura remove sete caminhões de resíduos em ação contra a dengue

26/07/2005

A Prefeitura de Campinas removeu na última segunda-feira, dia 25 de julho, de uma única residência no Jardim Satélite Íris 2, Região Noroeste de Campinas, sete caminhões entulhos e outros materiais que podem propiciar a proliferação de mosquitos, ratos, baratas e outros insetos e animais vetores de doenças. A ação mobilizou equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste, do Centro de Saúde (CS) Florence e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e contou com a colaboração da Ecocamp.

"Havia muita sujeira, resíduos orgânicos e recicláveis no local. Isto, além de gerar incômodo, constituía risco de doenças para a vizinhança. Tudo foi levado para o aterro sanitário", disse Mércia Valéria Bragion, fiscal de saúde pública da Visa Noroeste. Segundo Mércia, durante os trabalhos, foram encontrados muitos ratos, gambás, cobras e outros bichos.

A fiscal informou que a ação, preparada com muita antecedência, teve o aval do morador. "Após um longo trabalho, o proprietário entendeu a necessidade da remoção", disse. A partir de agora, segundo Mércia, a equipe do Centro de Saúde Florence, que se responsabiliza pela área, vai acompanhar a situação e desenvolver um trabalho para que o morador compreenda a importância de manter um ambiente saudável, livre de materiais inservíveis.

De acordo com as equipes da Vigilância em Saúde Municipal, o trabalho vai ter um impacto importante no controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e da febre amarela, e de outros animais e insetos que podem representar riscos para saúde.

Dengue. Este ano, foram registrados 108 casos de dengue em Campinas, sendo 91 autóctones – com transmissão no próprio município -, 15 importados e dois que ainda estão em investigação. No momento, as áreas com transmissão são o Jardim Fernanda, na abrangência do Campo Belo, Região Sul, e Três Marias, na abrangência do Jardim Rosália, Região Norte.

Denize Assis