Prefeitura espera reunir 150 pessoas em seminário que vai discutir acidentes com motociclistas

26/07/2005

Para discutir a questão dos acidentes com motociclistas, a Prefeitura de Campinas espera reunir pelo menos 150 pessoas nesta quarta-feira, no Salão Vermelho do Paço Municipal, no Seminário A vida sobre duas rodas: reduzir riscos e danos. O evento, inédito na cidade, será aberto às 8h30, com a presença dos Secretários Municipais de Saúde, Gilberto Selber, e de Transportes, Gerson Luís Bittencourt, e vai até as 17h.

O principal objetivo do seminário é analisar a situação do município em relação aos acidentes com motos e buscar propostas para diminuir os riscos no uso deste meio de transporte como instrumento de trabalho e de lazer.

Segundo o arquiteto Flávio Gordon, da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Campinas, o seminário também tem o intuito de buscar subsídios para atender a Lei Municipal 12.049, de agosto de 2004, de autoria do vereador Sérgio Benassi, que institui como obrigatória a notificação de acidentes com motociclistas profissionais.

O assessor de gerência da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Antônio de Paula, diz que preocupação com a vida dos motociclistas já é parte da rotina de outras grandes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, que estarão presentes no seminário e vão relatar suas intervenções. "A acidentalidade deste tipo de motorista tem aumentado nos grandes centros urbanos e também chama a atenção em Campinas", explicou.

O público alvo do seminário são representantes do comércio e indústria, sindicatos dos trabalhadores e de empresas de transporte rápido, motociclistas em geral, órgãos públicos de atendimento, regulação e fiscalização desses serviços e usuários em geral.

O seminário está sendo promovido em conjunto pela Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e da Emdec, Câmara Municipal, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e pela instituição Municípios e Comunidades Potencialmente Saudáveis.

Outras informações podem ser obtidas pelos endereços www.campinas.sp.gov.br/saude, www.fundacentro.gov.br ou www.emdec.com.br