Prefeitura inaugurou hoje novas dependências do CS da Vila 31 de Março

27/07/2005

O prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos, acompanhado dos Secretários Municipais de Saúde, Gilberto Selber, de Administração, Saulo Paulino Lonel, de Planejamento, Márcio Barbado, e dos Presidentes do Hospital Municipal Mário Gatti, Rober Tufi Hetem, e da Sanasa, Luiz Augusto Castrillon de Aquino, e do Ouvidor Municipal, José Alberto da Silva Curado, inaugurou às 11h desta quarta-feira, 27 de julho, as novas dependências do Centro de Saúde (CS) da Vila 31 de Março, que passou a se chamar CS Igor Carlos Concílio Del Guercio. A inauguração integra as atividades em comemoração aos 231 anos de Campinas.

A unidade é referência para uma população estimada em mais de 7 mil moradores dos bairros Vila 31 de Março, Parque Imperial, Vila Madalena, e área rural nas imediações, todos na Região Leste da cidade. O novo Centro de Saúde custou aproximadamente R$ 370 mil, custeados pelo próprio município.

Com a nova estrutura, a unidade passou a contar com 420 metros quadrados de construção, dispostos em três consultórios médicos, um de odontologia, um de enfermagem, além das salas de curativo, observação, vacinas, inalação, farmácia, sala de grupos, espaço para acolhimento, entre outras dependências.

No discurso de inauguração, o prefeito Hélio ressaltou a diretriz da atual gestão de melhorar a qualidade da assistência à saúde para os que mais precisam. "Este novo espaço, mais amplo e adequado, permite ampliar a assistência e melhorar a qualidade do atendimento à população. Esta é nossa meta, nosso dever, nossa obrigação e um direito do cidadão", disse.

O prefeito também homenageou o médico Igor Del Guercio, morto em 25 de novembro de 2002, que agora dá nome à unidade. "O Igor atuou a vida inteira na saúde pública e foi diretor e secretário municipal de Saúde, defendendo a bandeira de uma saúde decente para os que mais precisam. Ele foi um grande defensor do papel dos centros de saúde na atenção básica à saúde e lutou pela liberdade democrática e pela cidadania. Estou orgulhoso de estar aqui", discursou.

O Secretário de Saúde Gilberto Selber também homenageou Igor Del Guercio. Além disso, informou sobre os trabalhos da Secretaria de Saúde no sentido de melhorar a infra-estrutura da rede de saúde e de oferecer mais qualidade no atendimento. "A saúde é uma questão que causa impacto diretamente na vida das famílias e esta gestão tem atuado para que a população de Campinas seja atendida com respeito, profissionalismo e dedicação", disse.

Segundo a enfermeira Cíntia Mastrocola Soubhia, coordenadora do Centro, o novo espaço permite potencializar as atividades que já eram desenvolvidas na unidade. E também oferece condições para implementar a concepção de trabalho proposta pelo Programa de Saúde da Família que tem como diretrizes o acolhimento, a humanização e a promoção da saúde e da autonomia das pessoas entre outros objetivos.

"Saímos de uma casa de 70 metros quadrados, antiga, para um espaço de 420 metros quadrados. A ampliação melhora as condições de trabalho da equipe e potencializa o trabalho, permite melhorar o que já era feito", diz Cíntia.

A coordenadora informa que o CS conta, atualmente, com uma equipe de Saúde da Família, composta por médico generalista, pediatra, ginecologista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipe de saúde bucal com dentistas, auxiliar e técnico de higiene dental.

Os agentes comunitários, sempre moradores do bairro, visitam os cidadãos das suas comunidades, identificam doenças e encaminham os casos para as equipes que ficam nos Centros de Saúde. O cidadão que precisa, recebe assistência em casa.

As equipes desenvolvem atividades em grupo, com ênfase para as pessoas mais vulneráveis como gestantes, idosos, hipertensos e/ou diabéticos, desnutridos e outros que enfocam pessoas expostas a potenciais riscos à saúde. Ainda há ações de educação em saúde e prevenção de doenças como câncer, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), hanseníase, tuberculose, entre outras.

O Centro de Saúde Igor Del Guercio fica na avenida Antônio Pavim, 1.065. O CS conta com um Conselho Local de Saúde atuante que reúne-se às 19h da terceira segunda-feira de todos os meses. As reuniões são abertas à população. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone da unidade é 3207-1244.

Denize Assis