Campinas inaugura base do Samu e unidade do Programa Jovem.com na Noroeste

28/07/2005

Duas medidas importantes para a melhoria da qualidade de vida da população da Região Noroeste de Campinas, a descentralização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) e a implantação do Programa  de Inclusão Digital Jovem.com, foram anunciadas pelo Prefeito Hélio de Oliveira Santos durante cerimônia na base da Guarda Municipal do Jardim Florence 2, na tarde desta quinta-feira, 28 de julho. Os dois serviços, que já começaram a funcionar, estão instalados no espaço da própria Guarda, na avenida John Boyd Dunlop, s/n.

Além do prefeito, participaram da cerimônia, os secretários de Saúde, Gilberto Selber; de Assistência Social, Waldir José Quadros; e de Segurança Pública, General Mário de Oliveira Seixas. O presidente da câmara, Dário Saad, e o empresário Eliel de Lima, parceiro na iniciativa, também estiveram presentes.

Durante a solenidade, o prefeito Hélio anunciou ainda que, além da base no Florence, o Samu, passou a atuar descentralizado com pontos em outras duas regiões da cidade – no Dic 6, região Sudoeste, e no Taquaral, região Leste -, além da central que já existe na rua Artur Ramos, 441. A descentralização atende a reivindicação da população e consta no planejamento da Secretaria de Saúde apontado na 6a Conferência Municipal de Saúde, em 2001.

Agilidade. A descentralização do Samu visa agilizar o atendimento já que a medida garante reduzir o tempo resposta, ou seja o intervalo entre o chamado e o atendimento aos casos mais graves e com risco de morte como acidentes de trânsito com vítimas, atropelamentos, infartos, fraturas expostas, derrames, dores no peito, cólicas renais entre outros. Atualmente, o tempo resposta para estas ocorrências é de no máximo 15 minutos para os casos mais distantes.

"A descentralização permite que Campinas melhore e amplie ainda mais a assistência prestada à população nos casos de urgência e emergência, que são situações em que o tempo faz a diferença entre a vida e a morte. E a integração deste serviço com a Guarda Municipal e, no caso da Noroeste, com o Jovem.com proporciona à comunidade a segurança no seu mais amplo conceito", disse o prefeito Hélio no seu discurso.

O secretário Gilberto Selber reforçou que a atuação do Samu descentralizado proporciona um atendimento mais rápido e qualificado. "Também permite consolidar a política de atenção às urgências e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) do município", afirmou.

Segundo o coordenador do Samu/Campinas, o médico emergencista José Roberto Hansen, nesta primeira etapa, as viaturas básicas foram descentralizadas por 12 horas, durante o dia, nas bases da Guarda Municipal.

"Numa segunda etapa da descentralização, as equipes passam a atuar à noite e a idéia é que as bases contam também com viaturas equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI)", informou. O coordenador lembrou que, apesar da descentralização, os chamados para o Samu continuam a ser feitos sempre para o telefone 192.

Projeto de bases espalhadas pela cidade existe desde 2001

O Samu Campinas existe desde de 1996 e atuava numa única base na rua Artur Ramos, 441. O projeto de descentralização surgiu em 2001, como resposta à reivindicação da comunidade, na 6a Conferência Municipal de Saúde.

"No entanto, a medida só pôde ser implementada a partir do momento em que o município passou a dispor de uma frota própria de ambulâncias - atualmente o Samu/Campinas conta com uma frota própria composta por 26 veículos - e com a parceria estabelecida com a secretaria de segurança para que o serviço possa compartilhar as bases da Guarda Municipal", disse o médico Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de saúde. Scavariello explicou que a utilização das bases da GM ainda vai implicar na segurança das equipes quando paradas nas bases e, principalmente, no apoio nos atendimentos.

Saiba mais. O Samu/192 é um serviço de socorro pré-hospitalar móvel que chega rapidamente às pessoas, em qualquer lugar que se encontrem, após um acidente ou qualquer problema de saúde urgente que possa levar ao sofrimento ou até a morte.

O atendimento é feito por equipes de profissionais de saúde que recebem chamadas gratuitas feitas pelo telefone 192. Os pedidos de socorro são atendidos na central de regulação por médicos presentes 24 horas por dia.

Estes médicos reguladores avaliam as necessidades de cada pedido de ajuda e dão a melhor resposta para cada caso, que pode ser uma orientação, um conselho ou o envio de uma ambulância. A Central de Regulação ainda garante o acesso aos serviços de urgência que darão a resposta necessária e continuidade ao atendimento de cada caso.

O Samu/192 de Campinas realiza 5,7 mil atendimentos por mês e conta com equipes de profissionais preparados para atender a emergências psiquiátricas. Além disso, faz o transporte de mais de 2,7 mil pacientes crônicos, que, sem recursos próprios, carecem de ser levados para serviços de hemodiálise, fisioterapia, radioterapia e quimioterapia.

Denize Assis