Capacitação prepara agentes comunitários de saúde para atuar no controle da dengue

29/07/2005

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promoveu na tarde de ontem, 28 de julho, e na manhã desta sexta-feira, 29, capacitação sobre dengue para mais de 80 agentes comunitários de saúde que atuam nas equipes de saúde da família da região Norte de Campinas.

O objetivo é atualizar estes profissionais sobre a situação epidemiológica da doença no município e sensibilizá-los e capacitá-los sobre sinais e sintomas da doença, modos de transmissão, como notificar, além de reforçar sobre a necessidade de inviabilizar criadouros entre outros itens que fazem parte do trabalho em campo.

"Para o controle da doença, é fundamental a capacitação de pessoal da atenção básica à saúde e o fortalecimento de uma rede competente de diagnóstico e tratamento", justifica a enfermeira Cristiane Gonzales Rossi, da Visa Norte. Segundo a enfermeira, a atuação do agente comunitário de saúde é muito importante no controle da dengue, já que este profissional é o que está mais próximo da população e mantém um vínculo com as famílias, tendo assim um maior poder de intervenção e de convencimento junto aos moradores.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, 80 milhões de pessoas sejam infectadas em 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. No Brasil, a doença afeta praticamente todos os Estados.

Em Campinas, as epidemias de dengue ocorrem há nove anos consecutivos, sendo que o maior número de casos – 1,4 mil casos -, foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24. Este ano, foram registrados 108, sendo que as áreas do Rosália, Região Norte, e do São Domingos, Região Sul, têm mantido a transmissão da doença com 14 e 70 ocorrências autóctones – quando o paciente é infectado no local onde mora ou trabalha - respectivamente..

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias