CS Parque Floresta e Programa DST/Aids, em parceria Hip Hop realizam segunda edição do Projeto Fala Jovem

06/07/2006

Atividades serão realizadas sábado, 8 de julho, na Escola Estadual Carlos Alberto Galiego,
localizada à avenida John Boyd Dunlop, no bairro Campo Grande

Com objetivo de reduzir a vulnerabilidade social de jovens da região do Campo Grande (Região Noroeste de Campinas), integrantes do Movimento Hip Hop, em parceria com o Centro de Saúde Parque Floresta e Programa Municipal (PM) de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, realizam sábado, dia 8 de julho de 2006, a segunda edição do Projeto Fala Jovem, construído pela sociedade civil organizada com equipes de profissionais do Sistema Único de Saúde.

O evento será realizado das 10h às 16h e será composto de oficinas de dança (break), rimas improvisadas (free stile) apresentações de grupos de rap, aconselhamento para testes de aids e dsts, orientações sobre gravidez na adolescência, e noções sobre direito à cidadania. Neste dia também será realizado simultaneamente ao evento, um encontro para elencar demandas que serão apresentadas no Seminário Tecendo Redes - Aids e Juventude, que acontece em outubro na Região Noroeste de Campinas e que será realizado pelo Centro de Educação e Assessoria Popular (Cedap).

"Nosso objetivo principal é criar vínculo com os adolescentes. Queremos incentivá-los a usar o Centro de Saúde para prevenir doenças e a gravidez indesejada na adolescência. Nossa unidade de saúde está à disposição e oferece todo o atendimento disponível para o jovem que eventualmente chegar lá com queixas de alguma doença, violência sexual ou para o pré-natal. A unidade básica de saúde está lá para isso, mas não só para isso. Queremos cada vez mais que eles nos procurem para se prevenir desses problemas e investimos na construção de opções de lazer e cultura para que, em vez de eles ficarem ociosos e vulneráveis conquistem de fato a plena cidadania", afirma a agente comunitária de saúde Francisca Francilete da Silva.

Ela atua junto à equipe de profissionais do Centro de Saúde Parque Floresta que atende pelo menos oito bairros e uma população de aproximadamente 16 mil habitantes. "A estimativa é que aproximadamente 60% dessa população esteja na faixa abaixo dos 30 anos", afirma a agente de saúde. O Centro de Saúde Parque Floresta está localizado à rua Feliciano Missio, sem número, no Parque Floresta I. A Unidade Básica de Saúde (UBS) funciona de segunda a sexta das 7h às 19h. Os telefones são os seguintes: (19) 3261-2010 ou (19) 3221-8546.

O Centro de Saúde Parque Floresta, entre outras ações, realiza os testes de aids e de doenças sexualmente transmissíveis gratuitamente. Para saber mais sobre o teste, a população pode ir diretamente ao local ou informar-se através dos telefones do Centro de Saúde. O resultado dos exames fica pronto em aproximadamente uma semana e é sigiloso. Somente a pessoa que passou pelo teste fica sabendo. No caso de o exame ser positivo para hiv, o tratamento poderá ser realizado através do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de DST/Aids de Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

O Centro de Referência em DST/Aids está localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro, próximo ao Terminal 2 e ao Terminal Central. O Centro de Referência também realiza testes de hiv e sífilis gratuitamente. Para saber mais sobre o hiv, sobre a aids e sobre as dsts, a população de Campinas pode informar-se nos Centros de Saúde da cidade, ir pessoalmente ao Centro de Referência ou pelos telefones (19) 3234 - 5000 e (19) 3236 - 3711. O Centro de Referência em DST/Aids de Campinas funciona de segunda a sexta, sempre das 7h às 20h, exceto aos feriados.

Evento: FALA JOVEM

Quando: SÁBADO (8/7/2006)
Horário: DAS 10 ÀS 16 HORAS

Local: ESCOLA CARLOS ALBERTO GALIEGO