Arraial reúne gestores, servidores e usuários da saúde na Região Sudoeste neste sábado, 8 de julho

07/07/2006

Música caipira, quadrilhas, brincadeiras, comidas e bebidas típicas, barracas com exposição de artesanato e bingo estão entre as atrações programadas para este sábado, 8 de julho, no Arraiá da Saúde Sudoeste que acontece a partir das 11h no Tear das Artes, na rua Benedito Roberto Barbosa, 11, no Parque Universitário, próximo ao Terminal Ouro Verde.

O evento, aberto à comunidade, é promovido pelo Distrito de Saúde Sudoeste, suas unidades Centros de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Complexo Ouro Verde, Laboratório Municipal e Centro de Convivência Tear das Artes -, e parceiros da comunidade entre os quais Organizações Não-Governamentais (ONGs) e pastorais.

Segundo a comissão organizadora, a expectativa é de que pelo menos 400 pessoas, entre usuários dos serviços e seus familiares, gestores e servidores da saúde, integrantes das entidades e pastorais, participem da festa que, este ano, está na sua terceira edição.

O objetivo é aproveitar a ocasião das festas julinas, que estão entre as manifestações populares mais praticadas no Brasil, para promover a convivência e a inclusão social, afirma psicóloga Carolina Helena Moraes Sombini, coordenadora do Tear das Artes.

Segundo Carolina, este tipo de evento também constitui uma maneira de promover a saúde, já que possibilita espaços de lazer e envolve os usuários nos preparativos. Realizamos vários encontros no planejamento e organização da festa e até na confecção dos enfeites e produtos que serão vendidos. É um momento de grande confraternização, diz a coordenadora.

Carolina acrescenta que a festa também é uma oportunidade para apresentar e divulgar o Tear das Artes, suas ações e o resultado dos respectivos trabalhos, e ampliar o acesso da comunidade ao Centro de Convivência. A coordenadora informa ainda que parte das atrações, como barracas de comidas, bebidas e brincadeiras terão a renda revertida para os grupos de vivência, as instituições e serviços de saúde envolvidos.

As barracas com melhor decoração, organização e animação serão premiadas e o homem e a mulher que estiverem melhor caracterizados de caipira vão receber troféu. O festa termina às 17h.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias