Portal das Artes disponibiliza Oficinas de férias

14/07/2006

O Espaço de Convivência Portal das Artes, da Prefeitura de Campinas, elaborou uma programação especial de férias com oficinas de unhas artísticas, bichinhos de miçanga, pintura em tecido, fuxico, ponto-cruz, porta-jóias e porta-retratos e curso de pães. As atividades são gratuitas e estão disponíveis para qualquer pessoa da comunidade. Para participar, basta procurar o Portal das Artes que fica na rua Serra Dágua, 166, no Jardim Baronesa, na Região Sul de Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-6881.

O Portal da Artes integra a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e faz parte da Rede de Geração de Renda e Centros de Convivência mantida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade trabalha com a questão da inclusão social, é aberta aos usuários dos Centros de Saúde do Distrito Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos e à comunidade em geral. Instalado próximo ao Centro de Saúde (CS) Paranapanema, o espaço funciona em parceria com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

Segundo a psicóloga psicanalista Sibele Ribeiro Campos Martins, coordenadora das atividades do Portal, os oficineiros são pessoas da comunidade, artistas, usuários do CS Paranapanema. Os voluntários emprestam seu conhecimento e se disponibilizam", afirma. Também são parceiros no trabalho o CS  Orosimbo Maia, CS Paranapanema, Sociedade Amigos de Bairro São Fernando, Sociedade Amigos de Bairro Paranapanema, Cerâmica Jatobá, Fábrica de Móveis Dowigues, Projeto Música na Comunidade e as instituições que fazem parte deste eixo como o Lar Pequeno Paraíso, Semente Esperança, Breno Contabilidade, além das escolas.

O Portal das Artes iniciou suas atividade em 2002 e, desde lá, tem mantido uma média de 150, 180 pessoas em oficinas que incluem ginástica harmônica, meditação, ioga, crochê, tricô, vagonite, ponto-cruz, tricô de prego, curso de corte e costura básico, bordado em pedrarias, pintura, espanhol, culinária, papel reciclado, bijuteria, oficina de linguagem, bricolagem, percussão, canto, automassagem, marcenaria e dança de salão.

O Portal está articulado à rede de atenção extra-hospitalar em saúde mental de Campinas. Trata-se de um espaço de troca de saberes, que promove a inclusão social e surgiu da própria demanda da comunidade que solicitava espaços de lazer, de produção e intervenção na cultura e na cidade e reivindicava atividades que promovessem a saúde além do cotidiano de atendimento das unidades de saúde, diz Sibele. O Portal das Artes funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

Férias no Portal das Artes

Segundas-feiras

Unhas Artísticas
Das 14h às16h c/ Rejane