4 ONGs de Campinas buscam juntas respostas ao avanço da aids

14/07/2006

25 anos após o surgimento da síndrome, entidades desenvolvem sustentabilidade própria
e ampliam capacidade de prevenção e retaguarda social à população

Um núcleo de desenvolvimento institucional é o que quatro organizações não-governamentais de Campinas constituem para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com hiv ou que têm aids. O nome do projeto é Nudi, expressão formada por iniciais das palavras "Núcleo de Desenvolvimento Institucional". Estas entidades atuam em parceria com o Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

O objetivo é aumentar a capacidade de oferecer respostas à epidemia de aids. Desde o início da epidemia, no começo dos anos 80, foram registrados cerca de 4 mil casos de aids no município. Os organizadores do Nudi estão dispostos a buscar soluções para mudar esse quadro, em parceria com o Programa de DST/Aids de Campinas, para o aprimoramento das políticas públicas de saúde.

Uma das primeiras ações do Nudi é desenvolver a auto-sustentabilidade das organizações não-governamentais participantes do Núcleo, e uma das formas de promover esta sustentabilidade é arrecadar recursos para a promoção de ações de prevenção às dst, ao hiv e à aids, além de ampliar a retaguarda social às pessoas que vivem com HIV ou que têm aids.

O Nudi busca promover a articulação entre as entidades que participam do Núcleo  para o planejamento e implantação de ações que garantam a essas ONGs sua sustentabilidade técnica, política e financeira. Desenvolver eventos sociais, participar de cursos de educação continuada, principalmente na área de gestão organizacional, promover encontros entre organizações da sociedade civil e representantes da esfera governamental, além de buscar soluções, em conjunto, para problemas que afligem ambas as partes compõem o conjunto de ações deste núcleo.

Administrado de forma participativa e democrática, o Nudi se reúne periodicamente para discutir assuntos relevantes ao desenvolvimento de suas atividades planejadas. Uma das ações que já está em andamento desde Abril de 2006 é o Centro de Telemarketing, que através de ações de comunicação busca colaboradores que contribuam para a continuidade das atividades realizadas pelas ongs que compõem o Nudi.

O Nudi é uma iniciativa da Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec), Rede Nacional de Pessoas que Vivem com HIV/Aids (RNP+) e das casas de apoio às pessoas que vivem com hiv/aids, Grupo Vida e Morada Amor e Luz, ambas localizadas em Campinas. A sociedade civil também pode colaborar com o Nudi. Para tanto, deve informar-se por meio do telefone/fax: (19) 3237 – 1816, pelos telefones (19) 3232 – 0003 ou (19) 3231 – 9739, ou indo pessoalmente ao Nudi, localizado à rua Padre Vieira, número 958, no Cambuí.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 600 mil pessoas vivem com o hiv ou já desenvolveram a aids. Para saber se tem o vírus hiv e, caso tenha, iniciar o tratamento, a população deve procurar o Centro de Referência em DST/Aids de Campinas (localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro, das 7h às 20h, se segunda a sexta, exceto aos feriados), ligar para 3236 – 3711 ou ir à unidade pública de saúde mais próxima.

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856 // (19) 3234 – 5000 // (19) 3236 – 3711, com Eli Fernandes (Qualificação da Mídia – Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa Municipal (PM) de DST/Aids).