Capacitação prepara agentes comunitários de saúde para o controle de animais peçonhentos

17/07/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas vai capacitar agentes comunitários que atuam nos Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família da Região Sul da cidade para atuar no controle de animais peçonhentos. A capacitação, promovida pelo Distrito de Saúde Sul em parceria com o Museu Natural do Bosque dos Jequitibás, acontece a partir de agosto e é aberta também aos profissionais da Vigilância em Saúde (Visa).

Durante o evento, os participantes vão ser orientados sobre animais peçonhentos e outras pragas urbanas, doenças e acidentes que podem causar e métodos de controle. O objetivo é preparar estes profissionais para desenvolver ações preventivas e corretivas que impeçam que os vetores e pragas urbanas possam gerar problemas para a comunidade, informa o engenheiro sanitarista Jeovani Alves dos Santos, supervisor de controle ambiental do Distrito de Saúde Sul.

Segundo Jeovani, os agentes comunitários de saúde são os profissionais que estão mais próximos da comunidade e que, portanto, podem fornecer as respostas mais rápidas para a população. A atuação da saúde acontece em rede e se o agente comunitário e a unidade básica não conseguirem solucionar o problema, a Visa será acionada. E, se a Visa e a unidade não conseguirem sucesso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também é acionado e assim sucessivamente, informa Jeovani.

Programação. Na programação da capacitação constam temas como identificação das espécies, biologia e comportamento da praga, nível de infestação, avaliação das condições que propiciam desenvolvimento e manutenção da infestação, medidas de controle e preventivas e métodos para avaliar o impacto da eficiência do controle, entre outros.

Segundo Jeovani, as espécies mais comuns encontradas na Região Sul são ratos, escorpiões, carrapatos, pombos, morcegos e mosquitos. Durante a capacitação também será abordada a questão da informação e educação em saúde, já que a responsabilidade do controle de pragas é de todos e a participação da comunidade é indispensável para o sucesso na resolução do problema, diz Jeovani.

A programação será ministrada pelos supervisores de controle ambiental e por biólogos. As inscrições devem ser feitas na unidade de saúde onde o agente comunitário de saúde trabalha.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias