Secretário de Saúde elogia trabalho de funcionários do Hospital Mário Gatti

20/07/2006

Autor: Jorge Massarolo

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, elogiou nesta quinta-feira, 20 de julho, o trabalho realizado pelos funcionários do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG), que tornam a instituição uma grande referência em assistência à saúde. "É um grande orgulho ter um corpo funcional com essa responsabilidade e dedicação, mesmo atuando muitas vezes sob grandes adversidades", disse. Saraiva representou o prefeito Hélio de Oliveira Santos, que estava em Brasília, em evento comemorativo aos 32 anos do hospital, completados em 14 de julho.

Para Saraiva, os investimentos no HMMG ainda são insuficientes diante da grande demanda gerada pela população local. "O Mário Gatti é a grande referência de assistência em Campinas e por isso precisa de investimentos constantes", disse. O secretário adiantou que além da implantação do centro de atenção exclusiva a mulher no prédio onde hoje funciona o Pronto-Socorro Infantil (PSI), a administração municipal pretende criar próximo ao complexo hospitalar um Centro de Especialidades, que concentrará todas as especialidades que hoje são oferecidas nas Policlínicas II e III. "A concentração num só local favorecerá a população, que não precisará ficar andando de um prédio para outro", disse.

Acompanhado do diretor presidente do HMMG, Rober Hetem; do secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Márcio Barbado; do presidente da Câmara Municipal, vereador Dário Saadi; de representantes das Administrações Regionais (ARs) 7 e 8; Departamento de Parques e Jardins (DPJ); Sanasa e diretores do hospital, além de autoridades municipais e profissionais de saúde, Saraiva conheceu várias obras realizadas no complexo hospitalar, como a ampliação da UTI Pediátrica, a reforma do lactário, o serviço de tele-cirurgia e a integração geográfica das unidades. No hall de entrada, os convidados conheceram a exposição com dezenas de fotos, banners e documentos que retratam os 32 anos de história do hospital.

"A Prefeitura e a administração do Mário Gatti têm investido em equipamentos e na melhoria do atendimento e na qualidade nos serviços prestados à população", comentou Hetem. Para este ano, estão previstos investimentos na ordem de R$ 2,7 milhões. As unidades que passaram por mudanças são:

Tele-cirurgias - Desde outubro de 2005 o hospital está apto para fazer tele-cirurgias. Os procedimentos são realizados através de um circuito interno de TV, do centro cirúrgico para um telão instalado no auditório do Centro de Estudos da Comissão de Residência Médica (Coreme). Durante a visita, os convidados puderam assistir no auditório da Coreme a uma cirurgia ortopédica que era realizada no centro cirúrgico.

"Para o hospital é um grande avanço, pois abre várias possibilidades de qualificação dos profissionais, tanto interna como externamente, sem a necessidade de realizar cursos fora da instituição", afirmou Robert Hetem.

UTI - A UTI Pediátrica, instalada no 4º andar do prédio de internação (hotelaria), teve seu número de leitos ampliados de seis para 10, ganhou sala de conforto para os médicos de plantão, para as mães, quarto de isolamento, arsenal de equipamentos, área de expurgo e posto de enfermagem.

Foram realizados 250 metros quadrados de obras a um custo total de R$ 189 mil, divididos entre obra civil e climatização do ambiente. Deste montante, R$ 105 mil vieram de convênios com o governo estadual e o restante provém de recursos próprios. Além da área física remodelada, a UTI recebeu modernos equipamentos como respiradores, ôximetros e monitores multiparametros de última geração.

De acordo com a Dra. Sílvia Benvenuti de Oliveira, coordenadora da UTI, a ampliação atende a crescente demanda registrada nos últimos anos. "Nos últimos dois anos registramos uma média de ocupação acima de 85% e os seis leitos existentes eram insuficientes para atender a procura", ressaltou.

Lactário - A administração investiu também cerca de R$ 126 mil na reforma e climatização das salas de preparo do lactário, instalado no 4º andar do prédio de internação. O lactário é uma unidade de produção da Coordenadoria de Nutrição e Dietética, onde são feitas as mamadeiras e dietas enterais.

"O lactário tem grande interface com a área clínica e compreende as atividades de planejamento, padronização de produtos, abastecimento, adequação às portarias e regulamentos técnicos, produção, distribuição, supervisão do processo e capacitação dos funcionários", explicou a nutricionista Maria Camila Abramides Prada.

A unidade produz em média 160 mamadeiras por dia (para os pacientes internos, do pronto-socorro infantil e para o Hospital Ouro Verde) e 50 litros de nutrição enteral produzidos ou dispensados diariamente para 32 pacientes em terapia nutricional enteral/dia, entre adultos e pediátricos.

Integração geográfica - Cerca de R$ 60 mil serão investidos na integração geográfica do complexo hospitalar, com o fechamento da rua que dá acesso à Ciretran, criando uma área exclusiva para o hospital. O projeto inclui a construção de portões, guarita de alvenaria, alambrado frontal na Unidade de Saúde do Trabalhador (UST) e Oncologia e a construção de um amplo estacionamento com 58 vagas. A primeira etapa - a construção do estacionamento e a nova alça de acesso à Ciretran - está pronta. O estacionamento terá escada de acesso e ampla área gramada onde serão colocadas as letras iniciais do hospital.