Comunicado aos Profissionais de Saúde

21/072006

Aos Profissionais de Saúde

A previsão do tempo para Campinas e Região para o dia de hoje, 21 de julho, e para sábado e domingo, 22 e 23, é de muito sol, sem perspectivas de chuva e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30%, atingindo estado de atenção. Estas condições temperatura alta e umidade baixa - podem trazer algumas conseqüências para a saúde e meio ambiente. Os principais problemas são:

  • Complicações respiratórias;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Aumento do risco de incêndios.

Segundo o CEPAGRI/Unicamp, a umidade do ar atinge o estado de atenção na maior parte do interior paulista, ficando entre 20% e 30% de mínima à tarde. Em Campinas, a temperatura deve ficar nos 27 graus Celsius e o potencial de incêndios é grande.

Portanto, solicitamos que as unidades de saúde e equipes de saúde da família orientem os seus usuários e pacientes sobre os cuidados a serem tomados, com atenção especial a pacientes idosos, crianças e os portadores de doenças respiratórias crônicas. Os principais cuidados são:

- Manter boa hidratação corporal com ingestão de bastante água;

- Evitar exposição direta ao sol no período do dia em que a radiação solar é mais intensa - alta incidência de raios ultravioletas e as temperaturas são mais elevadas. Se for inevitável exposição aos raios solares, as pessoas devem se proteger;

- Evitar exercícios ao ar livre no período das 11h às 16h;

- Não queimar resíduos folhas secas, pneus etc nas ruas e em terrenos dentro da cidade. Ao queimar os resíduos, as pessoas pensam que estão resolvendo um problema, mas a fumaça piora ainda mais a qualidade do ar e agrava os problemas respiratórios da população;

Obs: Sugerimos aos coordenadores de unidade que acessem o sítio do CEPAGRI (http://www.cpa.unicamp.br/prev.html) algumas vezes na semana, monitorando assim os níveis da umidade do ar. Os trabalhos de comunicação, informação e de educação em saúde podem contribuir para diminuir a demanda, que aumenta em conseqüência destas características climáticas, principalmente nos Prontos-Socorros. Os Agentes Comunitários de Saúde podem contribuir com orientação nos domicílios, sempre que fizerem alguma visita.

Atenciosamente,

Lígia Ap. Neaime de Almeida
Diretora interina do Depart. de Saúde

Maria Filomena Gouveia Vilela
Coordenadora interina da Saúde Coletiva

Volta ao índice de notícias