Saúde reúne técnicos para avaliar Pró-Água

25/07/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou nesta terça-feira, 25 de julho, coordenadores das Vigilâncias em Saúde (Visas), técnicos das Visas envolvidos com a Vigilância Ambiental e estagiários do Vigiágua para a 1ª Avaliação do Programa Pró-Água do Município.

O programa, que vem sendo implementado desde 2002 em Campinas, desenvolve ações contínuas para garantir à população o acesso à água de qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.

Na prática, o programa funciona da seguinte maneira: as equipes das Visas coletam, toda semana, amostras de água nas cinco regiões do município são 12 amostras em cada região e enviam para análise no laboratório de referência.

Os testes avaliam os níveis de PH, turbidez, cor e coliforme total. A partir dos resultados, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria de Saúde, solicita adequações.

Este encontro é a primeira grande avaliação de um trabalho iniciado há cinco anos. O objetivo é fazer um balanço das atividades desenvolvidas no período e apontar avanços e desafios quanto ao risco de água contaminada. Num primeiro momento, a conclusão é que Campinas dispõe de água tratada de boa qualidade. Porém, possui uma rede antiga, com vários pontos que necessitam ser substituídos para que não haja perda desta qualidade, afirma a tecnóloga em saneamento Janete do Prado Alves Navarro, coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Janete informa a água é um dos principais meios de propagação de doença. Muitas enfermidades são ocasionadas pelo consumo de água contaminada por bactérias, vírus, protozoários, helmintos e substâncias químicas, entre outros. Por isso, e pelo fato de ser um recurso finito, a qualidade da água destinada ao consumo humano é uma prioridade constante do setor de saúde, diz.

A tecnóloga informa ainda que a Portaria N.º 518, de 25 de março de 2004, estabelece que o controle da qualidade da água é de responsabilidade de quem oferece o abastecimento coletivo ou de quem presta serviços alternativos de distribuição. No entanto, cabe às autoridades de saúde pública das diversas instâncias de governo a missão de verificar se a água consumida pela população atende às determinações dessa portaria, inclusive no que se refere aos riscos que os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde pública.

O Pró-Água também tem como objetivos informar a população sobre a qualidade da água e riscos à saúde e apoiar o desenvolvimento de ações de educação em saúde e mobilização social. O Programa é coordenado, no âmbito federal, pelo Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde Ambiental (CGVAM).

Denize Assis