Prefeitura intensifica ofensiva contra a febre maculosa no Jardim Eulina

13/07/2007

Exames do Instituto Adolfo Lutz, divulgados nesta quinta-feira, 12 de julho,
confirmaram a hipótese de febre maculosa em moradores do bairro

A Prefeitura de Campinas, por meio do Gabinete do Prefeito e da Secretaria de Saúde em parceria com as secretarias municipais de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Assuntos Jurídicos, Cultura, Esportes e Lazer, Infra-estrutura e Departamento de Comunicação, intensificou desde o início de junho a ofensiva contra a febre maculosa no Núcleo Residencial do Jardim Eulina, na região norte da cidade.

A estratégia engloba ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental; reforço na assistência aos pacientes; atividades de educação em saúde, informação e mobilização social; capacitação de profissionais; controle e intervenção ambiental; articulação política e intersetorialidade; e acompanhamento e avaliação.

A estratégia foi desencadeada a partir da notificação de casos suspeitos da doença – o primeiro em 30 de maio de 2007 -, que foram confirmados nesta quinta-feira, dia 12 de julho, com base em resultados de exames processados pelo Laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

São três homens, com idades entre 20 e 40 anos, que adoeceram após freqüentar uma área vizinha ao Núcleo que é infestada por carrapatos. Um dos pacientes morreu e dois foram curados. No mesmo local, em agosto de 2006, foi confirmado um surto de febre maculosa, com seis casos e três óbitos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a confirmação laboratorial, enviada nesta quinta-feira pelo Instituto Adolfo Lutz à Vigilância em Saúde, é importante e reforça que a Prefeitura adotou medidas adequadas para o controle da doença, estratégia que evitou a ocorrência de novos casos e óbitos. “As ações foram desencadeadas imediatamente após a notificação do primeiro caso suspeito. A agilidade para implementar as ações foi fundamental para o controle da doença e a prevenção de outros óbitos”, afirma. Ações educativas. Entre as atividades desencadeadas, foram colocados carros de som circulando nas ruas do Núcleo para informar sobre o caso e propagar orientações sobre prevenção e cuidados ao apresentar sintomas da doença. Faixas e placas com mensagens de alerta sobre risco da doença e necessidade de evitar locais de vegetação e mato foram colocadas em diversos pontos no bairro.

Equipes da Vigilância reuniram-se com diretores das escolas do bairro e com representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) para capacitá-los no sentido de que eles orientem as crianças e demais moradores sobre a doença, carrapatos e medidas de prevenção. Centenas de folhetos e kits com e exemplares de carrapatos foram distribuídos.

Ações Ambientais. Também foi refeito o acero construído nem 2006 e que serve de cordão sanitário de proteção entre a fazenda do Exército e o Núcleo. O acero consiste numa faixa de aproximadamente 2 quilômetros por 20 metros de largura. Na área, toda vegetação foi roçada e parte da terra removida. O objetivo é expor a faixa ao sol para matar as larvas e ninfas do carrapato-estrela, vetor da febre maculosa, já que o carrapato sobrevive muito pouco quando exposto ao sol e, nesta faixa, morre por insolação.

O Núcleo recebeu um arrastão de limpeza – feito pela Coar - com destinação correta dos resíduos para evitar dispersão dos carrapatos para outros locais da cidade. A sucen realizou pesquisa da infestação de carrapatos na área, para identificar a espécie infestante. Todos os Profissionais que atuaram e atuam em campo foram preparados para a atividade e receberam equipamentos de proteção individual.

Os proprietários das áreas contíguas ao núcleo foram informados sobre o problema e notificados para a limpeza das respectivas áreas, bem como sobre necessidade de cercamento para impedir o acesso da população.

Articulação política. Sob coordenação da Secretaria de Saúde, foi constituído um grupo intersetorial que reúne-se semanalmente para monitorar e avaliar as ações de controle. A Defesa Civil foi solicitada para visitas periódicas ao local com objetivo de dar visibilidade à área de risco.

A Prefeitura também está promovendo a definição da diretriz viária da área que pertence à Administração. O objetivo é construir, de forma complementar à diretriz viária, uma área de lazer para que as pessoas deixem de freqüentar a lagoa e outros locais de vegetação e mato que inclusive não deveriam ser adentrados porque constituem-se áreas de segurança.

A comunidade foi informada, por meio das lideranças de bairro, sobre todas as ações.

Endemia. A enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, informa que a febre maculosa é uma doença endêmica em Campinas e que a Secretaria de Saúde tem focado a atenção para o Eulina – pela gravidade da situação - mas também tem atuado em outras ocorrências simultâneas de casos suspeitos de febre maculosa na cidade.

Este ano, Campinas confirmou quatro casos da doença, com dois óbitos. Uma das ocorrências foi no Jardim Monte Belo (região leste) – uma criança de três anos que morreu - e as outras três no Jardim Eulina (região norte).

Em todas as ocorrências cabe a nós, poder público, promover a limpeza urbana; desencadear a vigilância epidemiológica e ambiental dos vetores, reservatórios e dos hospedeiros, detectar e tratar precocemente os casos suspeitos; investigar e controlar surtos; conhecer a distribuição da doença segundo lugar, tempo e pessoa; identificar e investigar os locais prováveis de infecção (LPI); recomendar e adotar medidas de controle e prevenção; e mobilizar e sensibilizar profissionais de saúde.

“E a população também deve fazer a sua parte adotando atitudes que incluem evitar as áreas infestadas por carrapatos e não deixar seus animais, principalmente cachorros, adentrá-las. Se for adentrar áreas de risco, sempre que possível, devem ser usadas calças e camisas de mangas compridas e roupas claras para facilitar a visualização. Também é aconselhável a inspeção do corpo para verificar a presença de carrapatos”, afirma Salma.

Denize Assis

Saiba mais - Perguntas e respostas sobre a Febre Maculosa Brasileira

Volta ao índice de notícias