Com mais de 300 participantes, foi realizado nos dias 18 e 19 de junho o 2º Seminário Municipal de Redução de Danos para usuários de drogas

17/07/2007

Iniciativa é do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids
da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas

O 2º Seminário Municipal de Redução de Danos, promovido pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas terminou na tarde do dia 19 de junho de 2007, uma terça-feira, com participação de pelo menos 350 pessoas. O evento teve início no dia 18 de junho.

Uma peça de teatro escrita e encenada pelos próprios agentes do Programa de Redução de Danos (PRD) do PMDST/Aids buscou sintetizar o cotidiano dos redutores de danos no trabalho de campo. O espetáculo emocionou o público e antecedeu o momento final em que um microfone foi aberto para as impressões gerais de todos os participantes que quisessem deixar sua opinião sobre o evento.

Na peça, usuários de drogas lícitas (álcool e cigarro) e ilícitas (crack e cocaína) são abordados e devidamente informados pelos redutores de danos sobre suas vulnerabilidades à agravos de saúde como aids, hepatites e outros problemas decorrentes do uso excessivo de drogas.

Os atores-redutores disponibilizam insumos de prevenção à transmissão do hiv e outras doenças sexualmente transmissíveis e convidam os usuários de drogas para que compareçam ao serviço, o PRD-Campinas, localizado junto ao Centro de Referência do PM-DST/Aids, à rua Regente Feijó, 637, Centro.

Evento

O 2º Seminário Municipal de Redução de Danos foi realizado no auditório BI Campinas, no centro da cidade, entre segunda e terça-feira (dias 18 e 19 de junho de 2007). O evento teve participação de técnicos da rede pública de saúde, ativistas de organizações não-governamentais e parceiros do SUS.

Foram realizadas palestras, oficinas, performances artísticas e debates acerca do trabalho de Redução de Danos. As discussões teóricas e apresentação de dados sobre o panorama do PRD-Campinas, além de uma pesquisa com perfil biológico e comportamental de usuários de drogas injetáveis (UDIs) antecedeu a peça de teatro que mostrou, de forma lúdica, como opera o PRD-Campinas.

Os participantes foram recebidos segunda-feira com um café da manhã e em seguida assistiram a abertura do evento com o gerente da área de prevenção do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Caio Westin, o vereador Paulo Bufalo (PSOL) que representou a Câmara Municipal, o diretor de Saúde Pedro Humberto, da SMS, a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, Cristina Ilario e a coordenadora do Programa de Redução de Danos do CRPMDST/Aids de Campinas Valdete Alves Queiroz.

SUS

"Nós, dessa equipe do Centro de Referência e do Redução de Danos somos apaixonados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gente que se dedica ao SUS, acredita que ele propõe uma política universal, que tem a equidade e a universalidade em seu princípio pilar. Isto que significa mais estratégia, mais força, mais vínculo, mais compromisso têm de ser dados para que algumas pessoas tenham igual capacidade de acesso às informações e equipamentos de saúde", disse a coordenadora do PMDST/Aids Cristina Ilario, na abertura do seminário.

"Eu tenho o prazer de vir acompanhando esta equipe do Programa de Redução de Danos de Campinas através da Coordenação Estadual de DST/Aids, desde o Comitê de Redução de Danos que houve aqui em São Paulo. É uma equipe extremamente competente e presente, que discute questões relacionadas ao tema, em vários fóruns, nacionais, inclusive e conseqüentemente uma equipe muito atuante no trabalho local que tem dado cada vez mais frutos", disse o técnico da área de gerência do PEDST/Aids, Caio Westin.

"O objetivo principal do Programa de DST/Aids com este evento foi dar visibilidade ao Programa de Redução de Danos de Campinas e à política de Redução de Danos. Buscamos dar visibilidade e ampliar as parcerias. Procuramos mostrar como se desenvolve o trabalho, divulgamos a pesquisa feita com usuários de drogas injetáveis (UDIs) e realizamos um amplo debate sobre Redução de Danos. Além disso, foram mostradas experiência de como desenvolvemos a Redução de Danos nos serviços, como os Centro de Saúde de Campinas", resumiu a coordenadora do PRD-Campinas, Valdete Alves Queiroz.

O Programa de Redução de Danos de Campinas localiza-se no Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência está localizado à rua Regente Feijó, 637, Centro e funciona de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone do CR é o (19) 3234 - 5000. Através deste telefone a população também pode ficar sabendo mais sobre Redução de Danos.

Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, através da campanha "Fique Sabendo", de incentivo ao teste e ao diagnóstico precoce, a população pode informar-se nos Centros de Saúde de Campinas, ou no Centro de Referência, das 8h às 18h, no próprio local (Regente Feijó, 637, Centro) ou pelo telefone (19) 3236 - 3711. A aids não tem cura, mas tem tratamento oferecido gratuitamente através do SUS.

Mais informações à Imprensa: (19) 3232 – 3283 ramal 24 – Eli Fernandes