Começa nesta sexta, dia 20 de julho, em Campinas, encontro regional da Rede Nacional de Pessoas  Vivendo com HIV/Aids do Sudeste

19/07/2007

Organização não-governamental mantém parceria com Programa Municipal de DST/Aids
da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura

O 5º Encontro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+) da  Região Sudeste acontece entre amanhã, sexta-feira, 20 de julho de 2007, até domingo, dia 22, no Hotel Vila Rica, em Campinas, interior de São Paulo. A cerimônia de abertura é amanhã, às 19h30. O credenciamento dos participantes começa às 12h.

O encontro servirá para discutir temas presentes no cotidiano das pessoas que vivem com hiv/aids e que são debates presentes no dia-a-dia da saúde pública do Brasil. Acesso universal à saúde, qualidade de vida, ética e sustentabilidade da RNP+ estão na programação do evento.

Confira a programação:

20/7/7 – SEXTA-FEIRA
Credenciamento e Cerimônia de Abertura

21/7/7 - SÁBADO

· 8h às 9h30 - Miniconferência: Acesso Universal - Conferencistas: Orival Silveira PN e Jaime Marcelo (RNP+ Medio Paraiba/RJ)

· 9h30 às 10h30 - Grupos de trabalho: Acesso Universal

· 10h45 as 12:15 - Miniconferência: Qualidade de Vida - Conferencistas: Jacqueline Rocha Cortês e Enrico Sena Furtado (RNP+ Guarulhos)

· 14h às 15h - Grupos de Trabalho: Qualidade de Vida

· 15h às 16h30 - Miniconferência: Ética e Sustentabilidade - Conferencistas: Vinícius Cascone e Cristina Ilario (CR PM Dst/Aids Campinas), Solange Moraes (RNP+), Paulo Giacomini (RNP+)

· 17h às 18h - Grupos de Trabalho: Ética e Sustentabilidade

·  18h às 20h - Livre para reuniões dos Estados

22/7/7 - DOMINGO

· 8h às 12h - Plenárias de indicações, propostas, moções, encaminhamentos, confirmação dos delegados presentes no II Encontro Nacional e escolha do local do próximo encontro.

SUS

A aids é uma síndrome que pode ser tratada através do Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é complexo e realizado em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CRPMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

Epidemia

Campinas tem 4.763 casos de aids notificados desde o início da epidemia, nos anos 80, até o dia 30 de novembro de 2006. A estimativa, com base em dados do Ministério da Saúde, é que cerca de 2.000 pessoas têm o vírus hiv em Campinas e não sabem.

O teste de hiv é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde de Campinas. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais. As camisinhas também são distribuídas gratuitamente nos Centros de Saúde através do SUS.

Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência. O teste é gratuito e só a pessoa que faz o exame deve ficar sabendo o resultado.

Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550.

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 – 3283 ramal 24 – Eli Fernandes - Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Assessoria de Imprensa - Rua Regente Feijó, 647 – Centro

Fique Sabendo: 3236 – 3711
Tudo sobre o teste de hiv e sífilis,
de 2ª a 6ª das 8h às 18h.