Secretaria de Saúde disponibiliza osteopatia, técnica para alívio das dores

20/07/2007

Numa iniciativa pioneira na rede pública de saúde do Brasil, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Programa Municipal de Saúde Integrativa, vai ampliar para os seus usuários o acesso à osteopatia, técnica que utiliza-se de um método terapêutico manual empregado para o alívio das dores do corpo.

A osteopatia é uma modalidade de Saúde Integrativa, reconhecida no Brasil como especialidade profissional pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e que tem sido recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como modalidade de atenção à saúde. Em alguns países, como Estados Unidos e Rússia, é uma especialidade médica.

Pacientes com problemas músculo-esqueléticos, nas articulações, vísceras e até com problemas que envolvem o trânsito do sistema nervoso central com o resto do corpo podem se tratar com a osteopatia. São agravos como dores lombares, torácicas e cervicais, hérnias de disco, torcicolos, enxaquecas, alergias respiratórias, otites, dores crônicas, síndrome pré-menstrual, queda na imunidade, entre outros. A técnica é contra-indicada para pessoas acometidas por câncer e tumores, infecções agudas, traumas recentes, lesões ortopédicas e reumatismo em fase aguda.

Segundo o fisioterapeuta Sidney Lopes Alonso Júnior, coordenador do Programa de Osteopatia da Secretaria de Saúde, a técnica está indicada para pessoas de todas as faixas etárias. Inclusive atletas podem se beneficiar com a osteopatia. “Em casos de hérnia de disco, pode se chegar até a 80% de resultados, atrasando e até eliminando a indicação de cirurgia”, diz.

Sidney informa que a osteopatia foi disponibilizada na rede pública de saúde de Campinas inicialmente para pacientes do Ambulatório Ouro Verde e oriundos da região sudoeste. Os pacientes são atendidos no Complexo Ouro Verde, onde funciona um ambulatório para estágio de campo supervisionado por professores do Núcleo de Estudos em Osteopatia e Terapias Manuais (NEO) associado à Escola de Osteopatia de Madri.

Mais de 4 mil atendimentos já foram realizados no local desde agosto de 2006. Vinte fisioterapeutas atuam no ambulatório. Na segunda etapa do projeto, que está sendo iniciada, a meta é expandir a técnica para todas as regiões da cidade.

“Campinas é uma cidade pioneira no Brasil a disponibilizar esta técnica na rede pública de saúde. Neste modelo de atendimento – por meio de ambulatório na rede pública – é a única experiência no mundo. Até então, a osteopatia estava restrita a consultórios e clínicas particulares. A inclusão desta técnica, amplia as opções terapêuticas para os usuários do Sistema Único de Saúde e reduz, com a intervenção manual, os gastos que o sistema vai ter com exames e cirurgias”, afirma Sidney.

Opções. Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas disponibiliza, na sua rede própria de serviços, por meio do Programa Municipal de Saúde Integrativa, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, ginástica postural, yoga, meditação médica (Ch´an tao) e agora a osteopatia.

Também são oferecidas, na maioria das unidades de saúde, aulas de ginástica chinesa lian gong, que integra o arsenal da medicina tradicional chinesa e serve de controle para dores crônicas osteomuculares. E, mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam estas técnicas, o usuário poderá informar-se sobre a unidade mais próxima que ofereça o serviço.

Denize Assis