SAMU/192 Campinas recebe 10 novas ambulâncias

23/07/2007

O Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, entregaram nesta segunda-feira, dia 23 de julho, no saguão do Paço Municipal, 10 novas ambulâncias – no valor de R$ 1.170 milhão - para o Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU/192) de Campinas. A cerimônia, ocorrida às 10h, contou com a presença de autoridades municipais e dos trabalhadores do SAMU/192.

A entrega das novas ambulâncias equipadas reforça a frota do SAMU/192 de Campinas, que atua de forma descentralizada em bases em pontos estratégicos da cidade – nas instalações da Guarda Municipal do Jardim Florence (região noroeste), Dic VI (sudoeste) e Taquaral (leste), além da base no centro –, onde são mantidas viaturas básicas e de suporte avançado durante 24 horas.

O SAMU/192 de Campinas opera com 15 viaturas diariamente, sendo 12 de suporte básico e três de suporte avançado, e uma central de regulação para atender à população de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes do município. O serviço também está integrado à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp).

“Com a entrega das novas ambulâncias equipadas, é possível melhorar e dar qualidade à assistência prestada pelo SAMU/192 que, no nosso município de forma pioneira, atua descentralizado, dando obediência a esta grande diretriz do Ministério da Saúde de qualificar a atenção às urgências no País”, disse o prefeito Hélio de Oliveira Santos durante a cerimônia.

O prefeito ressaltou a importância do SAMU/192 que, em Campinas, presta assistência com suporte avançado com um tempo-resposta de no máximo 13 minutos para os casos mais distantes. O tempo-resposta consiste no intervalo entre o chamado e a assistência aos casos mais graves e com risco de morte. Com as viaturas de suporte básico a média de tempo-resposta é de 30 minutos.

Dr. Hélio disse ainda que, nos últimos dois anos e meio, a Administração Municipal tem investido bastante para qualificar e agilizar ainda mais o SAMU/192. A primeira grande mudança foi a descentralização do serviço com a instalação de três bases descentralizadas – além da central - e a integração da unidade à Cimcamp. A meta é ampliar a descentralização outros dois pontos estratégicos.

“As melhorias no SAMU vêm acompanhadas da ampliação dos Prontos-Socorros como o Centro, Ouro Verde, Campo Grande e Sul-Leste. Assim, vamos implementar uma grande rede de atenção às urgências em Campinas, conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde com a indicação de um equipamento para cada grupo de 100 mil habitantes. É neste contexto que se dá a qualificação do SAMU. Nossos agradecimentos ao Ministério da Saúde e ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Parabéns à equipe do SAMU e à população de Campinas”, disse Hélio de Oliveira Santos.

O Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, disse na cerimônia de entrega que as novas ambulâncias permitem recompor a frota, garantindo melhores condições de trabalho aos funcionários e maior conforto à população. “Desta forma podemos responder de forma mais apropriada ao crescimento da cidade. O SAMU Campinas foi um dos primeiros a serem instalados no País e tem resultados comparados a de serviços da França e de outros países de 1° mundo”, afirmou Francisco Saraiva.

O coordenador do SAMU/192 Campinas, o médico emergencista José Roberto Hansen, disse que, com as novas ambulâncias, é possível ampliar o número de viaturas e colocar em cada base duas viaturas de reserva técnica para garantir o atendimento de urgência 24horas. “Isto aumenta a capacidade do SAMU de dar respostas imediatas às situações de urgência. Sem dúvida este é um dia especial para todos da equipe”, disse Hansen.

Uma outra melhoria que ocorrerá em breve no SAMU é a reforma e ampliação da sede do serviço, que funciona na rua Artur Ramos, 441, Ponte Preta. A Prefeitura vai investir R$ 212 mil nas obras com o objetivo principal de melhorar as condições de trabalho da equipe, composta por 260 pessoas entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas-socorristas, telefonistas e pessoal administrativo.

O SAMU/192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências. Tem como finalidade reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O SAMU/192 atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e psiquiátrica da população.

A equipe do SAMU/192 é treinada para atender situações de múltiplas vítimas e realiza trabalho preventivo na questão de grandes acidentes em eventos. Além disso, em Campinas, conta com psiquiatras de plantão 24 horas e dispõe de uma viatura exclusiva para atendimento psiquiátrico.

Denize Assis