Prefeito recebe reitor da Unifesp e inicia negociações para convênio de parceria do Hospital Ouro Verde

23/07/2007

O Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, receberam nesta segunda-feira, dia 23 de julho, no Gabinete do Prefeito, o reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o professor doutor Ulysses Fagundes Neto.

A visita deu início às negociações que têm como objetivo estabelecer parceria entre a Unifesp e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas para a administração do Hospital Ouro Verde. As autoridades ainda fizeram uma visita às obras de construção civil do Hospital, que devem estar concluídas até o final de 2007.

A Unifesp tem experiência na administração de hospitais públicos e é de interesse da Secretaria de Saúde de Campinas a parceria, como já acontece com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Durante a visita, o prefeito Hélio disse que o contato com a Unifesp se deu porque a instituição tem experiência de convênios já estabelecida com outras prefeituras, como as de Guarulhos e de São Carlos. “Trata-se de uma instituição que tem compromissos federais e que tem uma forma de convênio já experimentada. Por isso, nosso contato”, disse.

Segundo o reitor Ulisses Fagundes Neto, a Unifesp tem como maior tradição sua área de saúde e o Hospital Ouro Verde terá uma grande ênfase na área de ortopedia, reabilitação e terapia ocupacional, o que vai de encontro aos interesses da universidade. “Nós poderemos atender a esta parceria de forma competente”, disse. Ulisses Fagundes Neto afirmou ainda que a possibilidade do convênio é real, que o compromisso já foi estabelecido e que agora faltam os detalhes finais.

O secretário de Saúde, Francisco Saraiva, afirmou que o Hospital Ouro Verde, o segundo hospital municipal de Campinas, vai ampliar o atendimento e garantir maior acesso médico-hospitalar aos cidadãos de Campinas, atendendo uma antiga reivindicação dos gestores, dos trabalhadores da saúde e da população.

“Este projeto, que é um dos mais importantes da atual administração, mostra que a saúde pública é prioridade em Campinas. Além disso, aponta que o atual governo se dispôs a encarar o problema da desigualdade regional, passando a investir nas regiões Sudoeste e Noroeste para garantir a eqüidade em nossa cidade”, disse Francisco Kerr.

Saiba mais. O Hospital Ouro Verde vai demandar um investimento de R$ 38 milhões em obras e R$ 23 milhões em equipamentos. A verba, que representa o maior investimento da atual administração, é oriunda do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura.

O novo hospital vai beneficiar diretamente cerca de 200 mil habitantes da Região Sudoeste do município, além de dar retaguarda aos 100 mil habitantes da Noroeste, o que representa aproximadamente um terço da população de Campinas e equivale à população de uma cidade de porte médio.

A unidade terá 21 mil metros quadrados e vai disponibilizar 219 leitos distribuídos em seis unidades de internação nas áreas de Saúde Mental, Reabilitação, Ortopedia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e infantil.

O hospital vai ter, inclusive, uma referência em fisioterapia. Também vai incorporar o ambulatório e laboratório que funcionam atualmente no Complexo. E a unidade de Pronto Atendimento (PA), que passará a ser um Pronto-Socorro, vai ser adequada à nova planta para ser integrada também ao hospital. Com isto, vai poder atender a casos de maior complexidade, o que seguramente vai melhorar a resposta aos casos de urgência mais graves, melhorando assim o sistema de urgência e emergência do município como um todo.

A previsão é de que o Hospital Ouro Verde comece a atender a população ainda no primeiro trimestre de 2008.

Denize Assis