Pessoas vivendo com hiv cobram avaliação sobre uso de anti-retrovirais

24/07/2007

Evento foi realizado sexta, sábado e domingo, com apoio do Programa Municipal de DST/Aids
e contou com a participação de ativistas da Região Sudeste do Brasil

Divulgação de pesquisas sobre o uso de medicamentos anti-retrovirais. Esta é uma das reinvindicações de pessoas que vivem com hiv ou aids organizadas pelos participantes do 5º Encontro Regional Sudeste do Brasil da RNP+ (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids).

O evento foi realizado de sexta a domingo (20, 21 e 22 de julho de 2007), no Hotel Vila Rica, em Campinas, interior de São Paulo e teve apoio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde de Campinas e do Programa Nacional de DST/Aids (Ministério da Saúde).

Segundo o representante legal da RNP+ de Campinas, Lindo Vendito, 70 pessoas vivendo com hiv/aids dos quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) participaram do encontro. Ele destacou a qualidade da convivência entre os participantes, o que, para ele, favoreceu a condução do encontro.

Vendito informou que o encontro foi preparado para 80 pessoas e que dez ausências ocorreram por problemas com vôos e porque alguns participantes não conseguiram financiamento público. A RNP+ organiza-se através de núcleos estaduais e municipais. Em Campinas, a RNP+ mantém convênio de parceria com o Programa Municipal DST/Aids.

Anti-retrovirais

O representante estadual da RNP+ São Paulo, Nélio Carvalho, disse que os encaminhamentos acerca de políticas públicas de saúde realizados no encontro dizem respeito a avaliações e pesquisas sobre uso de medicamentos anti-retrovirais (arvs).

"Tenho conhecimento de uma pesquisa realizada em São Paulo sobre incidência de câncer linfático em pessoas que têm adesão à terapia anti-retroviral, CD-4 alto e carga viral indetectável, mas que têm câncer linfático", afirmou Carvalho. "Isso nos deixa um pouco inseguros", completou.

As propostas, moções e demais documentos produzidos no encontro realizado em Campinas, segundo seus organizadores, serão encaminhados ao 2º da RNP+ Brasil, que será realizado de 23 a 27 de agosto, em Manaus, no Amazonas e em alguns casos serão destinadas diretamente aos órgãos e entidades competentes.

Mudanças na estrutura da RNP+ Brasil, como a substituição da Secretaria Geral por uma Secretaria Executiva (não-deliberativa) e instituição de um colegiado para dirigir a rede também foram propostas no evento feito em Campinas e devem ser levadas ao Encontro Nacional.

Para saber mais sobre a RNP+, em Campinas, o telefone da Rede é o (19) 3237 – 1816. O site da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids é o http://www.rnpvha.org.br .

SUS

A aids é uma síndrome que pode ser tratada através do Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento é complexo e realizado em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (CRPMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

Epidemia

Campinas tem 4.763 casos de aids notificados desde o início da epidemia, nos anos 80, até o dia 30 de novembro de 2006. A estimativa, com base em dados do Ministério da Saúde, é que cerca de 2.000 pessoas têm o vírus hiv em Campinas e não sabem.

O teste de hiv é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde de Campinas. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais. As camisinhas também são distribuídas gratuitamente nos Centros de Saúde através do SUS.

Para saber mais sobre o teste de hiv e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência. O teste é gratuito e só a pessoa que faz o exame deve ficar sabendo o resultado.

Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo)

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 3232 – 3283 ramal 24 – Eli Fernandes - Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas - Assessoria de Imprensa - Rua Regente Feijó, 647 – Centro

Fique Sabendo: 3236 – 3711