Gatos do Bosque que ficaram em observação no CCZ estão disponíveis para adoção

26/07/2007

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Campinas informou nesta quinta-feira, dia 26 de julho, que já terminou o período de observação de 180 dias dos gatos recolhidos no Bosque dos Jequitibás em janeiro deste ano. Dos 62 animais recolhidos, 43 já se encontram disponíveis para a adoção por moradores de Campinas e região.

Segundo o médico veterinário e sanitarista Antonio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ, todos os animais foram castrados e vacinados contra a raiva. “Existem machos e fêmeas de diversas idade e pelagens, todos em excelentes condições de saúde no aguardo de um novo lar que os abrigue e lhes proporcione carinho e proteção”, afirma Carlos Figueiredo.

Além dos gatos oriundos do Bosque dos Jequitibás, também se encontram no CCZ de Campinas cerca de 100 cães, a grande maioria sem raça definida, que também estão disponíveis para adoção.

“Estes cães, machos e fêmeas de diferentes idades, porte e características comportamentais, poderão ser castrados após adoção, mediante agendamento no Centro de Controle de Zoonoses”, informa o coordenador do CCZ.

De acordo com Carlos Figueiredo, é importante que o proprietário esteja ciente do conceito de posse responsável, no qual o proprietário de um animal se compromete a mantê-lo domiciliado e a sair às ruas somente com o cão devidamente contido com coleira e guia apropriada à espécie e ao porte. Também é responsabilidade do dono alimentar o animal de forma adequada, realizar a vacinação anual contra a raiva e levá-lo a um clínico veterinário pelo menos uma vez por ano, para controle de verminoses e parasitas externos.

A presidente do Instituto de Valorização da Vida Animal (IVVA), Miriane de Almeida Fernandes, afirma que todos ganham com a adoção dos animais. Os gatos, que ganham a oportunidade de ter um lar. As Organizações Não-Governamentais (ONGs) que atuam em defesa dos animais, pelo fato de os gatos saírem do CCZ e encontrarem um lar. A sociedade, que economiza recursos públicos que estão sendo empenhados na manutenção desses animais no CCZ por tanto tempo. E o poder público.

“Aqueles que não puderem fazer a adoção, podem ajudar encaminhando interessados ao CCZ e ajudando na divulgação”, diz Miriane.

Para realizar a adoção de qualquer um dos animais disponibilizados no CCZ, o novo proprietário precisa ter 18 anos e apresentar documento de identificação. O CCZ fica na rua das Sapucais, s/n°, Vila Boa Vista, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone do CCZ é (19) 3245-1219.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias