Secretaria de Saúde abre com mesa redonda Semana da Amamentação em Campinas

31/07/2007

Unidades de Saúde vão promover inúmeras atividades para marcar campanha de 2007,
que estimula amamentação na primeira hora de vida

A Secretaria de Saúde de Campinas abre na quarta-feira, 1º de agosto, às 8h30, no Plenário da Câmara Municipal, a 16ª Semana Mundial da Amamentação em Campinas, promovida pela Rede Social de Promoção do Aleitamento Materno de Campinas e Região, com apoio do Comitê de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal.

No evento, que vai contar com a presença do secretário municipal de saúde, José Francisco Kerr Saraiva, o município lança a campanha “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”, do Ministério da Saúde, que tem como padrinhos os atores Thiago Lacerda e Vanessa Lóes - eles cederem as próprias imagens e a do filho Gael, nascido em 25 de junho, para ilustrar o cartaz e o folder da campanha.

A programação do evento, que vai até 12h30, inclui mesa redonda com o tema Aleitamento Materno: do pré-natal ao puerpério. Estarão presentes a dra. Roseane Mattar, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que vai falar sobre pré-natal; dr. Marcos Augusto Bastos Dias, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vai falar sobre parto e puerpério imediato; dr. Sérgio Floriano Toledo, do Hospital Guilherme Álvaro de Santos, que vai proferir palestra sobre puerpério tardio; e dra. Maria José G. Mattar, do Hospital Leonor Mendes de Barros de São Paulo, que vai palestrar sobre abordagem pediátrica.

Informações e inscrições sobre o evento podem ser obtidas no Senac Campinas, pelo telefone 2117-0600 ou pelo e-mail campinas@sp.senac.br

O tema da campanha da amamentação de 2007 foi definido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba). A proposta é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

A médica pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora municipal de Saúde da Criança e do Adolescente, destaca ainda que o apoio do pai, bem como de toda a família, dos vizinhos, dos amigos e dos colegas de trabalho à mulher que amamenta é fundamental para garantir o aleitamento exclusivo - sem água, chá ou suco - nos seis primeiros meses de vida do bebê, e complementado gradualmente com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

Maria Fernanda afirma que os benefícios do leite materno para a mãe e o bebê são inúmeros. Segundo a coordenadora, o leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído.

“A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças, e à mãe, menor chance de desenvolver anemia, pela diminuição do sangramento pós-parto, além de ter efeito protetor contra câncer de mama e diabetes”, diz.

O ato de amamentar ainda contribui, segundo a coordenadora, para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez. Maria Fernanda afirma ainda que o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.

“As comemorações da Semana Mundial da Amamentação constituem-se em uma das mais importantes estratégias de marketing social capaz de aumentar os índices de aleitamento materno e de reduzir a desnutrição, o adoecimento, principalmente por infecções gastrointestinais e respiratórias, e a mortalidade infantil no nosso município e no País", afirma o médico pediatra Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de Saúde de Campinas.

Além do evento de abertura na Câmara Municipal, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio dos centros de saúde, vai desenvolver durante toda semana uma série de atividades para sensibilizar a comunidade e mobilizar a população sobre a importância da amamentação.

As atividades incluem orientações sobre aleitamento nos grupos de gestantes, sensibilização nas salas de vacina, distribuição de cartazes e folhetos, apresentação de vídeos, coleta de frascos para doação de leite, orientações pelos agentes comunitários de saúde nas casas que têm crianças e capacitação de servidores sobre amamentação.

Também vão ser promovidas apresentações teatrais, exposições de painéis de fotos, palestras, cursos para gestantes sobre cuidados com recém-nascidos, sessões de café da manhã, discussões nos grupos de saúde bucal, oficinas sobre manejo da amamentação e outras.

E, para valorizar ainda mais a importância da mensagem que a semana destaca, a Secretaria de Saúde publicou em materiais direcionados para profissionais de saúde a frase: “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora. Iniciar a amamentação precoce traz importantes benefícios para o bebê a para a mãe”.

A 16ª Semana Mundial da Amamentação será comemorada pelo Brasil entre 1° e 7 de agosto. Em Campinas, as atividades vão ocorrer durante todo mês de agosto, com ênfase na primeira semana.

Denize Assis