Campanha contra a pólio já atingiu 90% de cobertura em Campinas

02/07/2008

Autor: Denize Assis

Doses continuam disponíveis até sexta-feira, dia 4. Resultado final deve ser divulgado na próxima semana

Dados de um novo balanço parcial da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Campinas apontam que mais de 49,5 mil crianças, menores de cinco anos, tomaram a vacina contra a doença no município – o equivalente a 90,06% de cobertura vacinal.

O balanço foi feito com base nas informações repassadas à Secretaria de Saúde até 18h da quinta-feira, dia 26. As doses ainda vão continuar disponíveis até a próxima sexta-feira, dia 4, quando a campanha será encerrada.

Embora parciais, para a Secretaria de Saúde, os números indicam o bom desempenho dos distritos de saúde na vacinação, cujo resultado final será divulgado na próxima semana.

A meta da campanha é vacinar cerca de 65 mil campineiros menores de cinco anos, o que corresponde a 95% do total de crianças nessa faixa etária no município (68,7 mil). A vacina é a única forma de manter a poliomielite, registrada pela última vez em Campinas no início da década 1980, erradicada do país.

No Brasil, 14,2 milhões crianças tomaram a vacina contra a doença – o equivalente a 89,56% de cobertura vacinal.

Pólio no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.

Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos. A vacina contra a poliomielite é considerada pela OMS como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.

Volta ao índice de notícias