Campinas inicia mobilização contra rubéola

02/07/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas já iniciou as ações de mobilização para a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, que ocorre entre 9 de agosto e 12 de setembro. A estratégia, inédita e de grande dimensão, pretende atingir aproximadamente 360 mil campineiros de 20 a 39 anos de ambos os sexos. No Brasil, serão aproximadamente 70 milhões. Trata-se da maior campanha de imunização já realizada no mundo. A segunda maior foi em 1.992 quando o Brasil vacinou 52 milhões de crianças e adolescentes contra o sarampo.

As ações de mobilização são intensas. No último dia 26, a Secretaria de Saúde mobilizou coordenadores de unidades básicas, distritos de saúde e enfermeiros da rede para informar da campanha, o plano de ação e reforçar que o empenho de todos é muito importante para atingir a meta de vacinar 95% da população-alvo.

Na manhã de terça-feira, 1 de julho, a Vigilância em Saúde (Visa) de Campinas reuniu-se com representantes das escolas de enfermagem de nível médio para também informar da campanha, solicitar que cada escola assuma a vacinação na sua instituição e que colabore na composição das equipes. Na quinta-feira, dia 3, a reunião será com as faculdades de enfermagem.

O secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, vai enviar, a partir da próxima semana, correspondências a representantes da sociedade civil, entidades representativas das áreas da saúde, universidades, escolas das áreas saúde e outros, conclamando os gestores a participarem ativamente dessa grande ação, sensibilizando a população.

“A campanha é de todos os setores da saúde e da sociedade. Trata-se de um pacto assumido pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil tem uma experiência acumulada na realização de operações dessa natureza, sendo exemplo para outros países. Não podemos mais retardar esta ação. Devemos esgotar o contingente de suscetíveis para esta doença, principalmente quando se considera a disponibilidade de uma vacina de alta efetividade”, disse o secretário.

A imunização será feita em duas grandes frentes: com a aplicação da vacina Dupla Viral (sarampo e rubéola) em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o país, e por meio da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) em indivíduos entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias.

Prevenção. A ação está dentro do compromisso firmado pelos países das Américas durante a 44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de eliminar até 2010 a rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) – que pode causar aborto ou malformações no bebê. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que pode até matar.

A rubéola é uma doença de transmissão respiratória, de fácil disseminação, podendo ocasionar surtos, epidemias e casos graves.

A campanha também integra uma ação preventiva para evitar a disseminação da doença. Em 2006, houve um aumento de casos confirmados da rubéola nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Em 2007, a doença atingiu 20 estados brasileiros, totalizando 8.156 casos, sobretudo nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. A faixa etária mais acometida é a de 20-34 anos de idade e 70% dos casos confirmados ocorreram no sexo masculino.

“No Estado de São Paulo e em Campinas, o perfil é o mesmo. No nosso município foram 12 casos de rubéola em 2007, além da notificação de um caso de rubéola congênita, e sete em 2008”, informou a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora municipal da Vigilância Epidemiológica.

Brigina informou ainda que a vacinação já iniciou em Campinas para os doadores de sangue, porque como a vacina é de vírus atenuado vivo, a doação só pode ser realizada um mês após a pessoa ter recebido a dose.

Volta ao índice de notícias