Itajaí planeja ampliar ações de controle das DSTs e aids

17/07/2008

Autor: Eli Fernandes

Festa julina realizada no sábado faz aumentar procura por preservativos no Centro de Saúde que integra o projeto Norô PositHIVa

A equipe do Centro de Saúde do Parque Itajaí, em Campinas, planeja ampliar as ações de incentivo à prevenção ao HIV, à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). No sábado, 12 de julho de 2008, festa realizada no local atraiu pelo menos 100 pessoas que participaram de atividades lúdicas para incentivo ao uso da camisinha e ao diagnóstico. As ações têm apoio do Programa Municipal de DST/Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura.

Segundo a equipe local do Sistema Único de Saúde (SUS), é avaliado o aumento na procura pela camisinha e pelo teste gratuito e sigiloso de HIV e sífilis na unidade. De acordo com os profissionais da Saúde, na segunda (15/7/2008) e terça (16/7/2008) cresceu principalmente o número de pessoas que vai à unidade em busca de camisinhas, que são distribuídas gratuitamente em todos os Centros de Saúde de Campinas.

A população da área do Itajaí que deseja saber mais sobre DSTs, HIV e aids deve procurar o Centro de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, à rua Paulo Gliwkoff, 160, telefones 3221-1400 e 3221-7399. O teste e as camisinhas são oferecidos gratuitamente no SUS. Para saber mais sobre aids, HIV e DSTs a população também pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento ("Coas"/CTA), de segunda a sexta, das 8h às 18h, à Regente Feijó, 637, Centro.