Mais 61 mil já foram vacinados Contra a poliomielite em Campinas

03/07/2009

Autor: Denize Assis

Crianças ainda podem receber as gotinhas em todos os centros de saúde de cidade

Um novo balanço da 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada dia 20 de junho, aponta que 61.225 crianças menores de cinco anos já foram vacinadas em Campinas. Este total – consolidado às 17h de quinta-feira, dia 2 de julho - representa cobertura de 86% da população-alvo.

A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, é atingir 95% dos 71.143 moradores nesta faixa de idade em Campinas. Portanto, a vacinação prossegue em todos os centros de saúde da Prefeitura até pelo menos o dia 10 de julho. Segundo a Vigilância em Saúde de Campinas, qualquer criança que não foi vacinada na primeira fase, deve ser levada ao centro de saúde o quanto antes para tomar a gotinha. As pessoas podem aproveitar inclusive o sábado, quando mais de 10 centros de saúde permanecem abertos. Para saber qual o mais próximo da sua residência e os que ficam abertos aos sábados, o cidadão pode se informar no telefone 156.

Erradicação. As campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil - O País, assim como toda a América Latina, já recebeu da Organização Mundial de Saúde o certificado de que não há circulação do vírus da poliomielite no território nacional. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de cinco anos levem as crianças para que tomem as gotinhas que protegem contra a pólio.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.

Em 2009, até junho, foram registrados mais de 500 casos de poliomielite no mundo. Em 2008, foram 1.660.

Volta ao índice de notícias