Portal das Artes disponibiliza mais uma edição das oficinas de férias

03/07/2009

Autor: Denize Assis

O Espaço de Convivência Portal das Artes, da Secretaria de Saúde de Campinas, promove a partir de segunda-feira, dia 6 de julho, mais uma edição da programação extra de férias. Este ano, o evento traz uma novidade: conta com a participação, além da equipe do centro de saúde (CS) Paranapanema, dos trabalhadores do CS Orosimbo Maia, que vão contribuir com algumas atividades.

Serão disponibilizadas oficinas de sabonete, culinária, origami, fuxico, dança de salão, tricot (cachecol), mandalas, papietagem, flor em tecidos e bijuterias.

As atividades são gratuitas e estão disponíveis para qualquer pessoa da comunidade. As inscrições devem ser feitas antecipadamente e as vagas são limitadas por oficina. Os interessados em participar, devem procurar o Portal das Artes que fica na rua Serra D’água, 166, no Jardim Baronesa, região Sul de Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-6881 ou pelo endereço eletrônico artesnoportal@yahoo.com.br

O Portal das Artes integra a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e faz parte do fórum dos Centros de Convivência mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. A unidade trabalha com a questão da inclusão social, é aberta aos usuários dos Centros de Saúde do Distrito Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos e à comunidade em geral. Instalado próximo ao CS Paranapanema, o espaço funciona em parceria com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

Segundo a psicóloga psicanalista Sibele Ribeiro Campos Martins, coordenadora das atividades do Portal, estas oficinas, atualmente, já estão consolidadas como parte do projeto para as férias destas comunidades. “Férias para nós é tempo de talentos, trocas e muita promoção de saúde. Nesta oportunidade, há possibilidades de encontros com a comunidade com novas trocas de relações e saberes”, diz Sibele.

Os oficineiros são pessoas dos Centros de Saúde Paranapanema e Orosimbo Maia e de outras unidades de saúde parceiras.

O Portal das Artes iniciou suas atividade em 2002 e, desde lá, já chegou a receber até 500 pessoas por mês para as suas diversas oficinas que incluem yoga, meditação, inventando moda, técnicas de pintura, música (cavaquinho, violão e coral, iniciação musical no Núcleo Carlos Lourenço e Lar Pequeno Paraíso, que é o Portal Itinerante), canto de histórias, dança oriental, ginástica harmônica e macramé e papinhas de bebê.

O Portal está articulado à rede de atenção extra-hospitalar em saúde mental de Campinas. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

Espaço de Convivência Portal das Artes - Férias de Julho - clique aqui.