49 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

20/07/2009

Campinas, 20 de julho de 2009, às 17h

Nota à imprensa

Ocorrências de casos humanos de Influenza A (H1N1)

1. CASOS EM CAMPINAS
1.1 – A Secretaria de Saúde de Campinas informa nesta segunda-feira, 20 de julho, que foi confirmado 1 NOVO CASO de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) em morador de Campinas. Trata-se de uma mulher de 40 anos que não viajou. Ela ficou internada, mas já recebeu alta e se recupera bem.
1.2 – Com o novo caso, a Secretaria de Saúde registra um total de
51 CASOS CONFIRMADOS da doença. Vale destacar que esses casos são o resultado acumulado desde os primeiros registros confirmados de infecção em moradores de Campinas, no dia 19 de junho. A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

1.3 – PARA TODOS OS CASOS está sendo realizada busca ativa de contatos próximos.
1.4 – A Secretaria Municipal de Saúde acompanha
65 CASOS SUSPEITOS de moradores de Campinas. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 74 CASOS foram DESCARTADOS.

1.5 – Entre os 65 casos suspeitos, estão sendo analisados seis óbitos. São casos de Doença Respiratória Aguda Grave, que serão investigados para diversas doenças inclusive para Influenza A (H1N1). Cinco são do sexo feminino e um do sexo masculino. Quatro são de Campinas e dois de outros municípios.

Dos casos de Campinas, um morreu dia 18, dois morreram dia 17 e um no dia 8 de julho. Os óbitos de moradores de outras cidades em hospitais do município de Campinas ocorreram no dia 17. Todos são adultos jovens – de 20 a 39 anos -, somente uma pessoa está faixa etária de 50 a 60 anos.

2. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS EM CAMPINAS E PROVIDÊNCIAS
2.1 – Dos 51 casos positivos em Campinas, 46 foram confirmados por exames laboratoriais e 5 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 18 foram de pessoas que se infectaram no exterior e o restante são casos secundários.
2.2 – Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina, Chile, Inglaterra e Estados Unidos.

2.4 – Do total de casos, 24 são em homens e 27 em mulheres. A maioria dos casos está concentrada na faixa etária de 20 a 49 anos. Dois são em crianças. Não há casos em pessoas com mais de 60 anos.

2.5 - É importante ressaltar que a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal.
2.6 - O monitoramento da circulação do novo vírus no município está sendo feito pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Vigilâncias Distritais com apoio dos núcleos de Vigilância dos Hospitais de Referência, com base no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

2.7 – A Secretaria de Saúde ressalta que vem se antecipando a eventuais mudanças no cenário epidemiológico e mantém uma rede bem preparada e estruturada para enfrentar a nova gripe. No último dia 3, o MS anunciou novas recomendações para tratamento e internação e realização de exames em pacientes com sintomas graves de gripe; e para o monitoramento de casos suspeitos. Essas medidas, já adotadas por Campinas, têm o objetivo de oferecer tratamento ágil na rede pública a todos que necessitem.

2.8 – PROVIDÊNCIAS já adotadas por Campinas: capacitação das redes de saúde pública e privada; reuniões com setores hoteleiro, comercial e de educação; reunião com secretariado e autarquias municipais; elaboração do plano de contingência e protocolo de atendimento; incremento do plantão de vigilância; e reorganização da rede de assistência. Também está sendo adequada a logística de recursos materiais e humanos; e incrementadas as ações de comunicação, informação e mobilização social.

3. CASOS NO BRASIL (ATÉ 8 DE JULHO)

No Brasil, até dia 15 de julho, foram confirmados 1.175 casos, com 14 óbitos. No Estado de São Paulo, são 512.

4. CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS NO MUNDO
4.1 – Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), há 119.344 casos da nova gripe, em 122 países. O número de óbitos é de 591 com uma taxa de letalidade de 0,50%.
4.2 – Ainda de acordo com a OMS, em sete países a transmissão do vírus entre pessoas é considerada sustentada: Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido.

5. RECOMENDAÇÕES:

Diante da situação epidemiológica atual da influenza, a Vigilância em Saúde de Campinas reforça as medidas de prevenção e proteção individual que neste momento são as mais importantes para reduzir o risco da propagação da doença no município e no País. As medidas são:

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

- Evitar o contato direto com pessoas doentes.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes ou/e roteiro de viagens recentes.

- Não usar medicamentos sem orientação médica.

- Pessoas com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo e desconforto respiratório como dor e dificuldade para respirar) devem procurar o profissional de saúde onde habitualmente já se consultam para avaliação do médico e monitoramento clínico, diagnóstico precoce de gravidade e investigação epidemiológica de casos graves e surtos.