Conselho Distrital de Saúde debate qualidade da água

23/07/2009

Autor: Cláudia Xavier

A qualidade da água distribuída pela Sanasa Campinas foi a pauta da reunião mensal do Conselho Distrital de Saúde da região Sudoeste, realizada na última terça-feira, 21 de julho, às 18h30, no anfiteatro do Complexo Hospitalar Ouro Verde.

Segundo a tecnóloga em saneamento do setor de Vigilância Ambiental da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), Ivanilda Mendes, esta é a primeira vez que um Conselho de Saúde solicita informações a respeito da qualidade da água distribuída no município.

“Esse interesse em desvendar as informações técnicas contidas nos relatórios informativos da Sanasa demonstra que a população quer participar como cidadã das discussões ambientais e que, sobretudo, quer acompanhar as ações de vigilância e controle efetuadas pelo município”, disse Ivanilda.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde do Distrito Sudoeste, Rosana Aparecida Garcia, a pauta escolhida pelo Conselho Distrital aponta de forma positiva para o controle social sobre o segmento saúde.

“A população está cada vez mais exigente quanto aos seus direitos e cobra dos gestores. Foi uma reunião muito proveitosa, porque permitiu-nos esclarecer como é feita a distribuição de água no município e a forma como ela é tratada antes de chegar ao consumidor. Fizemos também uma tradução dos termos técnicos utilizados nos relatórios da companhia distribuidora”, afirmou Rosana.

Leonilda Bravo Cabreira, representante nos conselhos Distrital, Local e Municipal de Saúde, aprovou a ideia. “Sempre tive muitas dúvidas quanto aos relatórios que chegam à nossa casa e sanei todas elas. Acho que essa é uma discussão que deveria se estender a todos os conselhos de Saúde do município”, afirmou Leonilda.

Controle

A Sanasa divulga mensalmente, em atendimento ao Decreto nº 5440, de 2005, os resultados encontrados no controle de qualidade da água distribuída à população.

O resultado da análise diz respeito às condições da cor, turbidez, pH, cloro residual total, flúor, coliformes totais e coliformes termotolerantes presentes na água, a partir de amostras coletadas na rede de distribuição.

As três estações de tratamento da Sanasa adotam o sistema convencional de obtenção de água potável (etapas básicas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação) a partir de águas superficiais dos rios Atibaia e Capivari .

Os bairros Monte Belo, Village Campinas e São Domingos são abastecidos por mananciais subterrâneos (poços) que são tratados pelo processo de cloração antes da distribuição.

Além do controle pela Sanasa, a qualidade da água distribuída em Campinas passa também pelo controle da Vigilância Ambiental da Covisa, que coleta, mensalmente, um total de 55 amostras na rede de distribuição e as envia para análise no laboratório regional de Jundiaí, unidade independente que serve de referência para toda a região.