50 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

21/07/2009

Campinas, 21 de julho de 2009, às 16h40

 

Nota à imprensa

 

Ocorrências de casos humanos de Influenza A (H1N1)

1. CASOS EM CAMPINAS

1.1 – A Secretaria Municipal de Saúde informa nesta terça-feira, 21 de julho, que o óbito confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde referente a residente na região de Campinas não é de morador do município de Campinas e não foi atendido em hospital de Campinas. Também não está incluído entre os óbitos suspeitos de Doença Respiratória Aguda Grave em investigação pela Vigilância em Saúde Municipal, informados na sexta-feira e sábado passados, dias 17 e 18 de julho.
1.2 – Também informa que, dos seis óbitos suspeitos em investigação pela Vigilância em Saúde de Campinas, um deles – de uma mulher de 33 anos moradora de outra cidade – foi descartado para Influenza A (H1N1). Este caso deu positivo para Influenza Sazonal, ou seja: gripe comum. Os outros cinco casos ainda estão em investigação aguardando resultados de exames laboratoriais.

1.3 – Comunica ainda que nesta terça-feira, 21 de julho, foram confirmados 2 NOVOS CASOS de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) em moradores de Campinas. São duas mulheres na faixa etária de 20 a 30 anos, sendo que uma viajou para o exterior (Itália) e outra não. Elas já receberam alta e se recuperam bem.
1.4 – Com os novos casos, a Secretaria de Saúde registra um total de 53 CASOS CONFIRMADOS da doença. Vale destacar que esses casos são o resultado acumulado desde os primeiros registros confirmados de infecção em moradores de Campinas, no dia 19 de junho. A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

1.5 – PARA TODOS OS CASOS está sendo realizada busca ativa de contatos próximos.
1.6 – A Secretaria Municipal de Saúde acompanha 70 CASOS SUSPEITOS de moradores de Campinas. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 74 CASOS foram DESCARTADOS.

 

2. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS EM CAMPINAS E PROVIDÊNCIAS
2.1 – Dos 53 casos positivos em Campinas, 48 foram confirmados por exames laboratoriais e 5 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 19 foram de pessoas que se infectaram no exterior e o restante são casos secundários.
2.2 – Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina, Chile, Inglaterra, Itália e Estados Unidos.

2.4 – Do total de casos, 24 são em homens e 29 em mulheres. A maioria dos casos está concentrada na faixa etária de 20 a 49 anos. Dois são em crianças. Não há casos em pessoas com mais de 60 anos.

2.5 - É importante ressaltar que a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal.
2.6 - O monitoramento da circulação do novo vírus no município está sendo feito pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Vigilâncias Distritais com apoio dos núcleos de Vigilância dos Hospitais de Referência, com base no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

2.7 – A Secretaria de Saúde ressalta que vem se antecipando a eventuais mudanças no cenário epidemiológico e mantém uma rede bem preparada e estruturada para enfrentar a nova gripe. No último dia 3, o MS anunciou novas recomendações para tratamento e internação e realização de exames em pacientes com sintomas graves de gripe; e para o monitoramento de casos suspeitos. Essas medidas, já adotadas por Campinas, têm o objetivo de realizar diagnóstico precoce, tratamento ágil na rede pública a todos que necessitem, no sentido de reduzir a possibilidade de óbitos.

2.8 – PROVIDÊNCIAS já adotadas por Campinas: capacitação das redes de saúde pública e privada; reuniões com setores hoteleiro, comercial e de educação; reunião com secretariado e autarquias municipais; elaboração do plano de contingência e protocolo de atendimento; incremento do plantão de vigilância; e reorganização da rede de assistência. Também está sendo adequada a logística de recursos materiais e humanos; e incrementadas as ações de comunicação, informação e mobilização social.

3. CASOS NO BRASIL (ATÉ 8 DE JULHO)

No Brasil, até dia 15 de julho, foram confirmados 1.175 casos, com 20 óbitos. No Estado de São Paulo, são mais de 500 casos e oito mortes.
 

4. CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS NO MUNDO
4.1 – Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), há 119.344 casos da nova gripe, em 122 países. O número de óbitos é de 591 com uma taxa de letalidade de 0,50%.
4.2 – Ainda de acordo com a OMS, em sete países a transmissão do vírus entre pessoas é considerada sustentada: Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido.

 

5. RECOMENDAÇÕES:

Diante da situação epidemiológica atual da influenza, a Vigilância em Saúde de Campinas reforça as medidas de prevenção e proteção individual que neste momento são as mais importantes para reduzir o risco da propagação da doença no município e no País. As medidas são:

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

- Evitar o contato direto com pessoas doentes.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes ou/e roteiro de viagens recentes.

- Não usar medicamentos sem orientação médica.

- Pessoas com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo e desconforto respiratório como dor e dificuldade para respirar) devem procurar o profissional de saúde onde habitualmente já se consultam para avaliação do médico e monitoramento clínico, diagnóstico precoce de gravidade e investigação epidemiológica de casos graves e surtos.

Volta ao índice de notícias