Comissão antifumo reúne-se com representante da Prefeitura

29/07/2009

Autores: Laura Gonçalves

O coordenador do Programa de Tabagismo da Prefeitura de Campinas, Dr. Mário Becker, esteve nesta segunda-feira, dia 20 de julho, reunido com a Comissão Antitabagismo do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. O objetivo da visita foi orientar e trocar informações sobre ações para conter o tabagismo no hospital e como a instituição deve proceder a partir do dia 7 de agosto, quando entra em vigor a lei estadual que proíbe fumo em diversos locais.

Durante o encontro, Becker afirmou que muita gente tem a intenção de parar de fumar. “Acredito que vários fumantes vão largar o vício, com a entrada da lei em vigor. Temos programas que ajudam os interessados a parar de fumar e é importante que as pessoas saibam dos prejuízos que o cigarro causa tanto para os ativos quanto para os passivos”, falou.

O coordenador também citou alguns exemplos de locais onde a proibição do cigarro já funciona e foi aprovada. “Há muito tempo não se pode fumar dentro de aeronaves e a medida foi aceita. Ninguém deixou de entrar num avião e pagar um voo de 15 horas”, relatou Becker.

Na reunião, a Comissão Antitabagismo do hospital discutiu algumas medidas que devem entrar em prática, como a abordagem com as famílias dos pacientes, realizada pelas assistentes sociais, para explicar sobre a lei. “Outra sugestão é a elaboração de uma enquete para saber se as pessoas são a favor de um ambiente livre de tabaco, pois acreditamos que a maioria é contra o tabagismo”, disse o diretor Administrativo do hospital, Ivan Azevedo Pessoa.

A comissão do HMMG está realizando ações para que funcionários e pacientes fiquem cientes da lei antifumo e colaborem para ter um ambiente livre de tabaco.