HMMG completa 35 anos de sucesso

29/07/2009

Autores: Laura Gonçalves

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (HMMG) vive um momento especial ao completar 35 anos de atividade no mês de julho e se firma como a principal porta de entrada de urgências e emergências da região metropolitana de Campinas. Além disso, a instituição ganha neste ano de aniversário o acelerador linear, um equipamento que auxilia no tratamento do câncer e irá aumentar a capacidade de atendimento oncológico.

Fundado em 14 de julho de 1974, o HMMG conta atualmente com cerca de 1.700 funcionários que trabalham dia e noite para atender 1.230 pessoas por dia. Também realiza diversos exames laboratoriais e de imagens e, tudo isso, pelo Sistema único de Saúde (SUS).

Nestes 35 anos, a instituição cresceu e é reconhecida pela competência. A família Mário Gatti é formada por várias equipes multiprofissionais que atendem de forma transversal e obedecendo toda linha de cuidado aos usuários. Além disso, o hospital trabalha de acordo com o Programa Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde, sendo referência nacional neste quesito.

Com 230 leitos, o HMMG conta com os pronto-socorros adulto e infantil, além das unidades de unidades de terapia intensiva (adulto e pediátrica), unidades de internação em neurologia, ortopedia, cirurgia geral e especializada em clínica médica e pediatria. Também possui o Centro de Oncologia (radioterapia e quimioterapia), o Ambulatório de Especialidades (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, urologia, plástica, cabeça, pescoço, torácica, ortopedia e oncologia), além de outros serviços de saúde e de toda a parte administrativa e de serviços.

Hospital de ensino

Em 2004, foi reconhecido como hospital de ensino e pesquisa pelos Ministérios da Saúde e da Educação, implantou a Comissão de Residência em Saúde (CORESA), a Comissão de Residência Médica (COREME), a Comissão de Residência Odontológica (COROD) e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O HMMG ainda foi recertificado em 2008 e terá sua próxima avaliação – realizada pelo MEC – em 2010.

Atualmente, oferece qualificação pedagógica e humanista para 74 médicos e seis odontólogos residentes em 10 especialidades, seis enfermeiros e seis fisioterapeutas: cirurgia geral, clínica médica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, pediatria, urologia, saúde da família e comunidade e buco-maxilo.

Volta ao índice de notícias