56 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

28/07/2009

Campinas, 28 de julho de 2009, às 14h

Nota à imprensa

Ocorrências de casos humanos de Influenza A (H1N1)

1. CASOS EM CAMPINAS

1.1 - A Secretaria Municipal de Saúde informa nesta terça-feira, 28 de julho, que foram confirmados 3 NOVOS CASOS de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) em moradores de Campinas. Todos os pacientes estão em processo de recuperação e passam bem. Dois são mulheres, de 7 e 27 anos e um homem, de 28 anos.

1.2 - Com os novos casos, a Secretaria de Saúde registra um total de 74 CASOS CONFIRMADOS da doença. Vale destacar que esses casos são o resultado acumulado desde os primeiros registros confirmados de infecção em moradores de Campinas, no dia 19 de junho. A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

1.3 De acordo com último Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza, de 8 de julho, baseado em recomendações da Organização Mundial da Saúde, não está mais indicada a identificação individual de cada caso de influenza pelo novo H1N1, mas a notificação, investigação, diagnóstico laboratorial e tratamento dos casos com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e dos grupos de risco para desenvolver formas graves, assim como identificação de novos focos da doença no país.

1.4 – Dentro deste novo cenário, comunica que investiga 1 NOVO ÓBITO suspeito de Doença Respiratória Aguda Grave (SRAG) que será analisado para várias doenças inclusive para Influenza A (H1N1). Trata-se de uma mulher que estava internada desde o dia 22 de julho e morreu nesta segunda-feira, dia 27. Ela tinha uma doença anterior (comorbidade).

Com o novo caso, Campinas registra um total de oito óbitos suspeitos de Doença Respiratória Aguda Grave de moradores do município em investigação pela Vigilância em Saúde. Os exames destes pacientes estão sendo processados.

2. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS EM CAMPINAS E PROVIDÊNCIAS

2.1 – Dos 74 casos positivos em Campinas, 69 foram confirmados por exames laboratoriais e 5 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 19 foram de pessoas que se infectaram no exterior e o restante são casos secundários.
2.2 –A análise epidemiológica realizada até o momento indica que a faixa etária mais acometida tanto pelo vírus H1N1 quanto pelo vírus da influenza sazonal é a de 20 a 49 anos. Do total de casos, 32 são em homens e 42 em mulheres.

2.3 - O monitoramento da circulação do novo vírus no município está sendo feito pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Vigilâncias Distritais com apoio dos Núcleos de Vigilância dos hospitais, com base no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

2.4 – A Secretaria de Saúde ressalta que vem se antecipando a eventuais mudanças no cenário epidemiológico e mantém uma rede bem preparada e estruturada para enfrentar a nova gripe. No último dia 3, o MS anunciou novas recomendações para tratamento e internação e realização de exames em pacientes com sintomas graves de gripe; e para o monitoramento de casos suspeitos. Essas medidas, já adotadas por Campinas, têm o objetivo de realizar diagnóstico precoce, tratamento ágil na rede pública a todos que necessitem, no sentido de reduzir a possibilidade de óbitos.

2.5 – PROVIDÊNCIAS já adotadas por Campinas: capacitação das redes de saúde pública e privada; reuniões com setores hoteleiro, de turismo, comercial, de educação e com a RMC; reunião com secretariado e autarquias municipais; reunião com o Conselho Municipal de Saúde; elaboração do plano de contingência e protocolo de atendimento; incremento do plantão de vigilância; reorganização da rede de assistência; adiamento do início das aulas para todas as escolas públicas pelo menos até dia 10 de julho com possibilidade de prorrogação, suspensão das aulas na educação infantil e recomendação da prorrogação das férias também para a rede privada inclusive universidades e faculdades. Também está sendo adequada a logística de recursos materiais e humanos; e incrementadas as ações de comunicação, informação e mobilização social.

3. CASOS NO BRASIL (ATÉ 8 DE JULHO)

No Brasil, até dia 23 de julho, foram confirmados 1.566 casos, com 34 óbitos. No Estado de São Paulo, são mais de 500 casos e 13 mortes.

4. CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS NO MUNDO
4.1 – Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de 120 mil casos da nova gripe, em 160 países. O número de óbitos é de 800.

5. RECOMENDAÇÕES:

Diante da situação epidemiológica atual da influenza, a Vigilância em Saúde de Campinas reforça as medidas de prevenção e proteção individual que neste momento são as mais importantes para reduzir o risco da propagação da doença no município e no País. As medidas são:

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

- Evitar o contato direto com pessoas doentes.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes ou/e roteiro de viagens recentes.

- Não usar medicamentos sem orientação médica.

- Pessoas com sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo e desconforto respiratório como dor e dificuldade para respirar) devem procurar o profissional de saúde onde habitualmente já se consultam para avaliação do médico e monitoramento clínico, diagnóstico precoce de gravidade e investigação epidemiológica de casos graves e surtos. Os hospitais devem ser reservados para os casos mais graves