Campinas inaugura o Disque Saúde e lança o Cartão Saúde Cidadão e o Guia do SUS

30/07/2009

Autores: Denize Assis

A Prefeitura lançou nesta quinta-feira, dia 30 de julho, três importantes instrumentos para a organização e eficiência da rede pública municipal de Saúde e para a agilidade, confiabilidade e qualificação na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas: o Disque Saúde Campinas, o Cartão Saúde Cidadão e o Guia do SUS.

A cerimônia de lançamento ocorreu de manhã, no Salão Azul do Paço Municipal, com a presença do Prefeito, Hélio de Oliveira Santos, e do secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. Também estiveram presentes o vice-prefeito, Demétrio Vilagra; a secretária–chefe do Gabinete do Prefeito, Rosely Nassim Jorge Santos; o presidente da Informática dos Municípios Associados (IMA), Pedro Jaime Ziller de Araújo; e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello; além de outros secretários municipais e representantes da Câmara Municipal e dos usuários de saúde.

O Disque. O Disque Saúde Campinas é um serviço telefônico que atende chamadas gratuitas pelo número 160 e por meio do qual o cidadão pode receber informações de saúde, orientações sobre os serviços disponíveis no SUS e agendar consultas. O serviço será implantado gradativamente e inicia imediatamente suas atividades com informações sobre a nova gripe (Influenza A - H1N1) e sobre como vai funcionar na prática – como o cidadão poderá acessar, que serviços poderá solicitar entre outras orientações.

A próxima etapa será iniciada dia 8 de agosto, com a marcação de consultas de pediatria disponíveis em 10 unidades. A partir de setembro, o Disque vai contar com um serviço de confirmação de agendamento de consultas. O objetivo é que até o final do ano, o 160 esteja totalmente implantado.

Campinas é um dos municípios pioneiros no País a contar com um serviço deste porte, que só pode ser viabilizado por conta da parceria com a IMA – que garante a infra-estrutura e o suporte tecnológico para a manutenção do sistema - e porque a rede pública municipal de saúde de Campinas está em processo de informatização de suas unidades de saúde desde setembro de 2008. Atualmente, o município conta com 1 milhão de pessoas cadastrados no SIGA-Saúde, sistema do cartão nacional de saúde.

Para ligar para o 160 de aparelho celular, neste primeiro momento, o número será o 3754-3001.

“É um grande instrumento de cidadania. Cada cidadão de Campinas pode ter acesso através do telefone a consultas, atendimentos de urgência e até para solicitar em sua casa um atendimento de urgência. Significa um avanço para o SUS Campinas, qualifica a atenção aos usuários e facilita o acesso em todos os aspectos. Campinas sai na frente mais uma vez ao lançar mão de ferramentas tecnológicas em benefício do povo e que também qualificam a gestão. Parabéns à saúde pública de Campinas”, disse dr. Hélio.

O Disque Saúde Campinas conta com 11 teleatendentes. Para viabilizar o sistema serão investidos R$ 6 milhões. Por mês, para garantir seu funcionamento, o gasto será em torno de R$ 130 mil reais.

O Cartão. O Cartão Saúde Cidadão - também chamado Cartão SUS - identifica todos os usuários do Sistema Único de Saúde por meio dos dados pessoais e do prontuário médico. Ao procurar uma unidade de saúde, o usuário é identificado quando seu cartão é passado no terminal pelo atendente do serviço. O sistema informa logo se a pessoa é da cidade ou vem de fora – o cartão é válido em todo território nacional.

O documento também possibilita a marcação de consultas e exames, o acesso imediato ao prontuário com todas as informações da pessoa e permite a retirada de medicamentos padronizados. Ele dispensa o preenchimento manual de fichas. Tudo é online, ou seja, digitado e atualizado instantaneamente no sistema.

Para receber o Cartão a pessoa deve fazer um cadastrado no Centro de Saúde mais próximo de sua casa. Inicialmente, estão sendo entregues 250 mil cartões pelos agentes comunitários de saúde às pessoas com dados atualizados nas unidades de saúde. A meta é entregar 750 mil até o final de 2009.

O Saúde Cidadão não é condição para o atendimento. Independentemente do cartão, o paciente será atendido. E quem nunca se cadastrou será automaticamente cadastrado assim que acessar a unidade de saúde.

Para os gestores, o cartão também é muito importante, já que, com a identificação de todos, será traçado um perfil dos usuários e também dos serviços prestados e assim será possível organizar melhor o processo. Isso vai agilizar e qualificar o atendimento do SUS.

É importante destacar que somente profissionais credenciados pelo sistema têm acesso ao banco de dados. O cartão alimenta o sistema de informação e para recuperar esta informação é preciso o cartão e a senha do profissional.

“A data de hoje é um momento ímpar, fruto de um trabalho árduo em parceria com outras secretarias e autarquias municipais e do empenho do prefeito. Estes serviços integram um conjunto de ações para a informatização da Saúde. Compõem o processo que facilita e racionaliza o fluxo de pessoas, evita reconsultas, garante a presença do paciente em dia e horários certos, confere eficiência na distribuição de medicamentos, atendimento rápido, marcação de consultas e exames sem demora e gastos sob controle”, afirmou o secretário de Saúde, José Francisco Saraiva.

Segundo o secretário, acima de tudo, estes implementos tecnológicos e de comunicação humanizam a assistência e facilitam a vida do cidadão. “Sem duvida é um avanço. Um grande instrumento para a saúde pública de Campinas”, disse.

Ele informou que, nos últimos dias, os atendentes do 160 foram capacitados para, neste momento, atender o cidadão também para esclarecer sobre a nova gripe e quando e onde buscar atendimento.

O Guia. Junto com o Cartão, cada cidadão vai receber o Guia do SUS em Campinas. Este documento informa sobre como utilizar corretamente o SUS em Campinas. Nele, o cidadão encontra as informações necessárias para saber o local a ser atendido de acordo com a necessidade – se o pronto-socorro ou o centro de saúde e quando acionar o SAMU/192-, como proceder para marcar consultas, agendar exames e tem acesso aos endereços e telefones dos locais que atendem pelo SUS em Campinas e horário de funcionamento.

Aprovação. Segundo representantes do Conselho Municipal de Saúde presentes na cerimônia de lançamento, a expectativa é que os incrementos no atendimento tragam muitos benefícios. “Estes são importantes mecanismos de comunicação entre o usuário o sistema de saúde, já que facilitam a vida do usuário que vai poder, entre outras coisas, marcar uma consulta sem sair de casa. A expectativa é que seja muito bom e que tenha uma boa aceitação por parte da comunidade”, disse Izabel Pereira de Oliveira, representante dos usuários do SUS Campinas no Conselho Municipal de Saúde.

Volta ao índice de notícias