Covisa alerta para sazonalidade Da doença meningocócica

05/07/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Boletim divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas nesta segunda-feira, 5 de julho, revela que até o dia 1º de julho de 2010 foram confirmados trinta casos de doença meningocócica residentes em Campinas. A Covisa informa, ainda, que oito desses casos evoluíram para óbito e que a letalidade estabelecida até o momento, é de 26,7% durante o ano de 2010. Em todo o ano de 2009, foram notificados 39 casos confirmados, com oito óbitos e uma letalidade de 20,5%.

Em relação aos sorogrupos envolvidos, a Covisa observa que em 2010 prevaleceu a manutenção do sorogrupo C (16 casos (53,3%). No ano de 2009 o sorogrupo C foi o responsável por 79,5% dos casos. Em 2010, sete (23,3%) casos foram decorrentes da infecção pelo sorogrupo B, dois casos pelo sorogrupo W135 e um caso pelo sorogrupo Y. Segundo a Coordenadoria, em quatro casos não foi possível a indentificação de sorogrupo específico.

Frente ao aumento número de casos, ao possível incremento da incidência da doença já esperado para esse período do ano e a taxa de letalidade superior à observada no ano anterior, a Covisa reforça para a necessidade de uma maior atenção de profissionais envolvidos no atendimento de possíveis casos de doença meningocócica para a suspeição e notificação em tempo oportuno, início de tratamento antimicrobiano precoce e encaminhamento apropriado adequado quando necessário.

Volta ao índice de notícias