Crianças de até 4 anos de idade têm até esta quarta-feira para tomar vacina contra a H1N1

06/07/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A vacinação contra a nova gripe (H1N1) termina nesta quarta-feira, 7 de julho, para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, no dia 8 de julho, quinta-feira, para profissionais da educação pública e privada. Portanto, a Secretaria de Saúde reforça a necessidade de que a população incluída nestes grupos procure um Centro de Saúde o mais rapidamente possível. Segundo último balanço, no dia 1º de julho, Campinas vacinou 551.044 pessoas num total de doses de 613.184 (considerando segundas doses em crianças).

Para os professores, a vacina está disponível nos Centros de Saúde (CSs) Balão do Laranja e Valença, na região noroeste, no Capivari e São Cristóvão, região sudoeste, e em todos os CSs das regiões leste e norte da cidade. Na região sul, para os servidores de educação municipal, as vacinas serão disponibilizadas nos CSs Faria Lima e São José.

Para os profissionais das redes estadual e privada, todas as unidades da região sul vão disponibilizar vacinas. As doses ficam disponíveis nos horários de funcionamento das unidades, que é diferente em cada serviço e podem ser conferidos pelo telefone 156 da Prefeitura ou pelo Disque-Saúde, no 160. No caso das crianças, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Campinas.

A Secretaria Municipal de Saúde adverte para que as pessoas não deixem de comparecer aos centros de saúde, já que Campinas tem registrado casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (DRAG) por H1N1. Já são seis casos em 2010, com um óbito.

“Quanto mais tempo a pessoa protela a vacinação, mais ela perde a oportunidade de prevenção. Também é necessário considerar que a vacina leva cerca de 15 dias para provocar uma resposta imunológica no organismo”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Balanço. Até o momento, Campinas vacinou 574.712 pessoas. No total, foram aplicadas 613.184 doses, se consideradas as segundas doses das crianças. Em todos os grupos, a meta de cobertura vacinal foi atingida. “A campanha foi um sucesso, uma vitória do Sistema Único de Saúde, além de apontar a credibilidade da população no Programa Nacional de Imunização e o grande esforço das equipes de saúde”, afirma o secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva.

Situação da doença. Este ano, foram confirmados seis casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por H1N1 em Campinas, sendo que um deles, referente a uma jovem de 34 anos, evoluiu para óbito. Em 2009, foram 206 casos, entre Síndrome Respiratória Aguda Grave e H1N1, e 17 óbitos.